Vote em enquete para dizer NÃO ao fim do Exame da Ordem – SINPROFAZ

04 mar, 2015

Vote em enquete para dizer NÃO ao fim do Exame da Ordem

A aprovação no exame é pré-requisito para o exercício da advocacia, que compreende a atividade de postular ações (com exceção do habeas corpus) a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais, e também os trabalhos de consultoria, assessoria e direção jurídicas. Determinados cargos públicos da área jurídica só podem ser ocupados por advogados, como procuradores da Fazenda, procuradores estaduais e municipais, advogados da União, entre outros. Além disso, alguns assentos em tribunais também são reservados a advogados.

Já quem não tem a carteira da OAB pode trabalhar nas ocupações de bacharéis em Direito, que incluem o magistério, cargos de analista judiciário e assessores de autoridades. Também não é preciso ter OAB para ser juiz, delegado de polícia e promotor de Justiça (membro do Ministério Público).

O Exame da Ordem é uma experiência que ocorre não só no Brasil. E é salutar para a advocacia.

Em diversos países de advocacia forte e respeitada, há alguma espécie de exame para o exercício da advocacia. Nos Estados Unidos, por exemplo, há o BAR EXAM.

VOTE NA ENQUETE: DIGA NÃO AO FIM DO EXAME DE ORDEM.

Clique aqui para acessar a enquete.