A presença no evento contribui para a proximidade entre a Advocacia Pública do Brasil e Argentina. Representantes dos dois países negociam formatação de intercâmbio de ações e realização de congresso internacional.
A vice-presidente do Forum Nacional da Advocacia Pública Federal, Joana Mello, participou em Buenos Aires, Argentina, do congresso “Las Primeiras Jornadas Internacionales – La Abogacia Estatal y El Control Gubernamental como Pilares de Las Politicas Publicas.
A representação do Forum no evento foi muito importante para o intercâmbio de informações entre os membros da Advocacia Pública dos dois países com o objetivo de aperfeiçoar a defesa das políticas públicas do governo. Além disso, trata-se de uma oportunidade para conhecer a atuação judicial da Argentina na defesa dos interesses públicos do país, afirmou Joana Mello.
O congresso correu entre os dias 14 a 16 de setembro e contou com a participação do Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams.
A abertura foi feita por Angelina Abbona; pelo Síndico General de la Nación, Daniel Reposo, e pelo Ministro de Justicia y Derechos Humanos, Julio Alak.
Dentre os temas abordados nesses três dias, destaque para: “Políticas Públicas, Diseño, Formulación e Implementación”; El Derecho de Autodeterminación e Independencia Económica”; “Políticas Públicas al Servicio de la Igualdad”; “El Abogado del Estado frente a Casos de Derechos Humanos”; e “Juicios por Crímenes de Lesa Humanidad”. Com informações da Assessoria de Comunicação da Anajur.