Tributos: bloco na rua contra a carga tributária – SINPROFAZ

28 abr, 2011

Tributos: bloco na rua contra a carga tributária

O brasileiro convive com o enorme peso dos impostos no dia a dia, embora boa parcela da população ignore carregar esse fardo. Em boa dose esse desconhecimento existe porque os impostos não são claros, eles estão estrategicamente embutidos nos preços dos bens e serviços adquiridos.

Para tentar conscientizar o brasileiro do peso diário dos tributos, o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) lançou a campanha “Quanto Custa o Brasil Pra Você?”, que chegou essa semana a São Paulo.

O principal canal de informação e discussão da campanha é a internet, por meio do site www.quantocustaobrasil.com.br. Há ainda comunidades do movimento em redes sociais como o Facebook e Twitter. Mas integrantes do movimento fizeram ontem protesto nas ruas do Centro.

A proposta é conscientizar o brasileiro do real impacto dos tributos em suas vidas para que, a partir daí, a população possa partir para a ação cobrando dos poderes públicos a redução da carga tributária.

Reforma
“É preciso que a população pressione por uma reforma tributária que desonere o consumo e dê maior peso à tributação do patrimônio e da renda. Mas para que essa cobrança parta da sociedade é preciso antes criar uma consciência fiscal nela”, disse Anderson Bitencourt, presidente do Sinprofaz.

A incidência dos impostos no Brasil é indireta. Trata-se de uma sistemática que acaba por onerar mais o consumidor final. Aproximadamente 65% dos tributos do País recaem sobre o consumo. Não é à toa que o brasileiro médio tenha de trabalhar quatro meses por ano somente para ficar em dia com o fisco.

“Com a simplificação do sistema tributário do País poderemos também trazer mais contribuintes para a formalidade reduzindo, assim, a sonegação e, consequentemente, a carga tributária”, afirmou Bitencourt. A carga tributária do País – ou seja, a relação entre aquilo que se arrecada com tributos e o que se produz de riqueza – é de 33,5%. Em outras palavras é possível afirmar que as instituições políticas e seus gastos custam um terço da riqueza produzida pela sociedade todos os anos.

Diversas entidades também têm emplacado campanhas alertando sobre o peso da carga tributária no País e, principalmente, sobre o uso dos recursos arrecadados pelos diferentes governos.

Impostômetro
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu em 2007 o movimento “De Olho no Imposto”. A campanha coletou 1,5 milhão de assinaturas de brasileiros que pediram a aprovação no Congresso do projeto de lei 1472/2007. O projeto obriga que os tributos sejam discriminados nas notas fiscais de bens e serviços comprados. O texto ainda tramita no Congresso.

O movimento “De Olho no Imposto” também originou o Impostômetro, painel eletrônico instalado no prédio da ACSP, no Centro, que informa a arrecadação diária dos três níveis de governos (municipal, estadual e federal).

Já a iniciativa “Quanto Custa o Brasil Pra Você?” fica em São Paulo até amanhã. Representantes do Sinprofaz estarão espalhados pela cidade orientando a população sobre o grande peso dos impostos. Depois de São Paulo, a campanha, que já esteve em Brasília e no Rio de Janeiro, segue para Recife. (Fonte: Diário do Comércio)