Sonegômetro: placar da sonegação fiscal chega a Salvador – SINPROFAZ

24 abr, 2014

Sonegômetro: placar da sonegação fiscal chega a Salvador

Pela primeira vez, o placar da sonegação fiscal estará numa capital nordestina para mostrar quanto o Brasil deixou de arrecadar por conta da sonegação fiscal. Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), o “Sonegômetro” estará em frente ao Fiesta Hotel onde será realizado o 2º Encontro dos Procuradores Fiscais.

Além do placar, a Diretora de Assuntos Profissionais e Estudos Técnicos do SINPROFAZ, Regina Hirose, participará de uma das oficinas do evento, discutindo o tema “Investigação e Proteção Patrimoniais, Factorings e Empresas Frias”.

De 1º de janeiro até agora, o país deixou de arrecadar mais de R$ 154 bilhões. Os dados fazem parte da campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você?”, realizada pelo SINPROFAZ. Em 2013, o painel eletrônico fechou o ano marcando uma perda de R$ 415 bilhões para os cofres públicos. São recursos que se perdem no ralo da sonegação, da corrupção, da economia subterrânea e comprometem a viabilização de políticas públicas essenciais ao país, como saúde, educação, assistência social, infraestrutura, cultura e lazer.

Um dos objetivos da campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você?” é justamente chamar a atenção da população para o desequilíbrio dos mecanismos de cobrança do Governo. “A mesma administração que comemora um recorde de arrecadação – foram R$ 123 bilhões só no primeiro mês do ano, de acordo com a Receita Federal – já deixou de recolher quase que o mesmo valor por não cobrar de maneira mais eficaz dos grandes devedores de impostos”, explica o presidente do SINPROFAZ, Heráclio Camargo.