SONEGÔMETRO INSPIRA PLACAR SOBRE SONEGAÇÃO DE ICMS – SINPROFAZ

18 dez, 2015

SONEGÔMETRO INSPIRA PLACAR SOBRE SONEGAÇÃO DE ICMS

O Sonegômetro, contador desenvolvido pelo SINPROFAZ que registra a estimativa do valor perdido pelo país com a sonegação de impostos, serviu de inspiração para que o Afocefe Sindicato, entidade representativa dos Técnicos Tributários da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, lançasse o Sonegômetro ICMS – RS. O painel gaúcho mostra, em tempo real, os valores que o Rio Grande do Sul deixa de arrecadar devido à sonegação de ICMS.

A diretora do SINPROFAZ Iolanda Guindani relatou o processo de criação do Sonegômetro nacional, destacando que o painel foi desenvolvido para fazer um contraponto ao Impostômetro. Ela elogiou a iniciativa do Afocefe em lançar o contador estadual e a ação propositiva da entidade em levar à sociedade a discussão sobre a sonegação do ICMS.

Para a imprensa, deputados, dirigentes e representantes de entidades empresariais e de classe, o presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, apresentou os números estaduais do painel, que registrou perda de R$ 6.8 bilhões com a sonegação de ICMS de janeiro a 11 de dezembro de 2015. A estimativa é, que até 31 de dezembro, o Rio Grande do Sul deixe de arrecadar 7.9 bilhões. Os números representam o dobro do déficit financeiro do estado.

‘O Sonegômetro é um instrumento de cidadania que promove a transparência e mensura em tempo real os prejuízos ao Estado por falta de uma política efetiva de combate à sonegação, gerada por um modelo de fiscalização insuficiente’, afirmou De Martini.

Entre as personalidades que prestigiaram a cerimônia, estiveram os deputados Luíz Fernando Mainardi (PT), Júnior Piaia (PCdoB) e Altemir Tortelli (PT) e a ex-deputada e coordenadora da bancada do PSOL na Assembleia Legislativa, Luciana Genro. O contador pode ser acessado nos sites www.sonegometro-rs.org.br e www.afocefe.org.br. Agora, o painel Sonegômetro ICMS – RS será colocado em vias públicas estratégicas.