Sonegômetro foi assunto no plenário da Câmara – SINPROFAZ

07 jun, 2013

Sonegômetro foi assunto no plenário da Câmara

Além de mencionar a ferramenta que calcula o quanto é sonegado no Brasil, os deputados citaram o Sindicato, a necessidade de valorização da carreira de Procurador da Fazenda Nacional e de se garantir estruturas adequadas de trabalho.

Os pronunciamentos a seguir foram feitos pelos deputados Chico Alencar (PSOL/RJ) e Paulo Feijó (PR/RJ).

O SR. CHICO ALENCAR (PSOL-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Pois não, Sr. Presidente. Estou aqui repercutindo o início da campanha do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, este ano voltada ao combate à sonegação de impostos; sonegação que, no seu montante anual, ultrapassa a arrecadação do Imposto de Renda, é maior também do que a arrecadação de tributos sobre a folha de salários, é maior do que o que foi tributado sobre bens e serviços. É um escândalo neste País!

E esse sindicato cidadão, que não apenas luta pela valorização dos Procuradores da Fazenda Nacional, mas por campanhas e direitos cidadãos, traz em boa hora esse elemento, o seu “Sonegômetro”, e esse slogan: “No Brasil, os justos pagam pelos sonegadores”. Vamos trabalhar na superação desse tipo de burla.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PAULO FEIJÓ (Bloco/PR-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Presidente, eu quero, com a aquiescência de V.Exa., incorporar-me à campanha contra a sonegação que está sendo realizada pelos Procuradores da Fazenda Nacional.

Infelizmente, para 2013, as perspectivas de sonegação são de 415 bilhões de reais. Então, que o Governo priorize a redução da carga tributária e a melhoria da sua estrutura com relação ao combate à sonegação.

Por isso, associo-me aos Procuradores da Fazenda, na certeza de que o Governo Federal oferecerá todas as condições para que esse excelente trabalho seja feito.

Muito obrigado.