Sonegômetro: Diretoria do Sindicato divulga ferramenta em Natal – SINPROFAZ

10 jun, 2014

Sonegômetro: Diretoria do Sindicato divulga ferramenta em Natal

foto01No dia 05 de junho, foram proferidas duas palestras em Natal pela Diretora de Assuntos Profissionais e Estudos Técnicos do SINPROFAZ abordando a Campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você”.

Nas palestras ministradas pela PFN Regina Hirose, que também é diretora do Centro de Estudos Jurídicos (CEJURIS) do SINPROFAZ, foi apresentada a Campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você”, com especial ênfase ao painel do Sonegômetro e ao conteúdo do site “www.sonegometro.com”.

A primeira palestra ocorreu na parte da manhã, na sede do SINDIFISCO/RN, contando com a expressiva presença de auditores fiscais da Receita Federal do Brasil e representantes do SINDIFERN – Sindicato dos Auditores Fiscais do RN. Essa apresentação decorreu de parceria entre o SINPROFAZ e o SINDIFISCO do Rio Grande do Norte.

O PFN Marcelo Othon Pereira, delegado sindical do SINPPROFAZ no Rio Grande do Norte, teve papel de destaque ao realizar as tratativas com o presidente do SINDIFISCO/RN, Sr. Allan Patrick Medeiros Lucas, e com o diretor de Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social, Sr. Murilo Sérgio Diniz Xavier de Barros.

foto04Outra palestra foi realizada no período vespertino, no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, contando com a presença do professor William Pereira, coordenador PPECO/UFRN, que convidou outros docentes e alunos de graduação e pós-graduação para participarem do evento. Na plateia, além da comunidade universitária, também estavam presentes Procuradores da Fazenda Nacional lotados em Natal/RN.

O professor William Pereira convidou a diretora Regina Hirose para uma nova apresentação na Universidade Federal do RN a título de aula magistral do segundo semestre, convite prontamente aceito, na medida em que, além da divulgação maciça da Campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você”, essa oportunidade servirá como meio e forma de maior aproximação do SINPROFAZ com o mundo acadêmico, criando aberturas para pesquisas e trocas de experiências sobre as diversas questões que giram em torno da sonegação fiscal no Brasil.

Na opinião do delegado sindical do SINPROFAZ, Marcelo Othon Pereira, os auditores fiscais foram muito receptivos à Campanha e ao Sonegômetro, oferecendo contribuições importantes ao debate, como a notícia da recente instituição do Observatório Social em Natal/RN. Segundo ele, “a palestra da Dra. Regina ressoou no coração brasileiro dos presentes, todos unidos na fraternal e agregadora condição cidadã, somando às experiências de servidores públicos, o anseio de construir uma nação solidária”.

Em relação à palestra proferida na UFRN, Marcelo Othon avalia como “um precioso contato que o SINPROFAZ realizou junto ao meio acadêmico, para fins de unir esforços com este setor, no intuito de aliar à campanha do Sonegômetro o debate da produção acadêmica universitária”. E completa: “com certeza, a persistência do Sindicato em levar adiante a campanha do Sonegômetro contribui para escrever a história de um Brasil que dê ao povo o merecido fruto do seu suor”.

foto02foto03