Sonegação no Brasil é mais de três vezes o PIB do Espírito Santo – SINPROFAZ

18 set, 2014

Sonegação no Brasil é mais de três vezes o PIB do Espírito Santo

Pela primeira vez em Vitória/ES, o Sonegômetro mostra que o valor em impostos sonegados de janeiro até agora é superior à soma do PIB do Espírito Santo e o total da dívida ativa capixaba.

O resultado é da ordem de R$ 110 bilhões. O placar que mede o valor da sonegação fiscal no país atinge a cifra de R$ 360 bilhões. O montante é três vezes maior que o resultado da soma realizada.

Fruto de um aprofundado estudo desenvolvido SINPROFAZ, o valor astronômico revela as consequências de uma política tributária e fiscal que sobrecarrega os pobres e a classe média, mas é benevolente com pessoas e instituições que fazem da sonegação a sua principal fonte de lucro.

“O dinheiro todo que é sonegado anualmente, ou seja, esse rombo bilionário é um valor que faz falta para a saúde, educação, segurança pública e outras demandas sociais do nosso país”, destaca a procuradora da Fazenda Nacional e diretora do Centro de Estudos Jurídicos do SINPROFAZ, Regina Hirose.

Dados da Associação dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Espirito Santo (AFITES) indicam que o valor do PIB do Espírito Santo é de aproximadamente R$ 98,5 bilhões, enquanto o estoque da dívida ativa do estado chega aos R$ 8,7 bilhões.

Hoje (18), paralelamente ao Sonegômetro, está sendo realizado o Seminário Estadual do Fisco Capixaba no Auditório da Fecomércio. O tema do evento promovido pela AFITES é “Administração Tributária: Justiça Fiscal e Social”. A diretora do SINPROFAZ, Regina Hirose, é uma das palestrantes no Seminário.

Vitória recebe a 9ª edição do Sonegômetro. Ao todo, o Sindicato já realizou oito iniciativas com painel eletrônico: cinco em Brasília, uma em São Paulo, uma em Salvador e em Belo Horizonte.