Para acessar a pesquisa e emitir sua opinião sobre o SAJ, basta fazer login com o número de CPF e incluir a senha, que são os quatro primeiros dígitos do CPF. É possível atribuir notas em uma escala de 1 a 5, sendo 1 a pior nota e 5 a melhor.
Vários Procuradores da Fazenda já contribuíram com a pesquisa e aproveitaram a oportunidade para registrar depoimentos sobre o sistema SAJ:
“…com todo respeito, por suas próprias palavras, a manutenção de contrato com o SERPRO é coisa de maluco. Tenho mais de 10 anos de casa e NUUUUUNNNNCCCAAA vi uma atuação decente dessa empresa, da qual eu me sentisse orgulhoso, NUNCA. Nossos sistemas todos, não só esse SAJ, deveriam conversar entre si, intercambiar informações; ter layout fácil; pesquisa simplificada..e por aí vai…Trabalho na execução fiscal no “chão de fábrica” e tenho plena convicção da falta quase insuportável que faz um sistema minimamente bom para o uso do Procurador…parece que tudo se faz para complicar…um monte de sistemas diferentes e cada um com uma forma de consultas etc…Não atribuo a culpa ao senhor, longe disso, mas atribuo sim ao órgão PGFN…”
“De que nos serve o SAJ na prática?? Acaso algum PFN consegue usá-lo para aumentar sua produtividade no trabalho? Por que não permitir que colegas com algum conhecimento da área e da nossa atividade fim colaborem para melhorar nossos dantescos sistemas? Por que não conjugar esforços com o restante da AGU para desenvolver um programa de controle de processos decente que nos facilite a vida??”
“A situação é muito pior do que eu havia identificado quanto à inoperância e inadequação deste sistema. Deveria ser considerada, seriamente, a hipótese de abandoná-lo assim como de se romper o contrato com o SERPRO para seu desenvolvimento e contratar uma empresa que entenda do assunto. Não sendo possível, alguns alertas que precisam ser resolvidos para ontem: 1. O sistema é extremamente lerdo!!! É simplesmente impossível trabalhar com uma demora de mais de 10 minutos para realizar uma movimentação de 2 processos. Para o estágio de desenvolvimento desta aplicação, tamanha lentidão é prova de que o sistema está muito mal estruturado; 2. O sistema admite qualquer coisa como número do processo é não faz qualquer crítica sequer com relação ao NUJ, que é padronizado. Tentei movimentar processos e recebi a mensagem de que não estavam cadastrados, mas um olhar mais atento mostrou que estavam cadastrados, porém com quantidades variadas de dígitos 0 antes ou depois. Falha de integridade inadmissível!!!! para solucionar, use (padrão TJSP/CNJ): …Obs: por que a mensagem de que o processo não foi encontrado não fecha com o “enter” se só tem o botão de OK na tela? Vocês vão achar que é implicância minha, mas um sistema que a pessoa tem que pegar o mouse de dois em dois minutos para trabalhar pode até ser bonitinho para um procurador que faz um processo por dia, mas não é a realidade fora de BSB; e 3. A inclusão de manifestação em bloco é uma ferramenta das piores possíveis de se imaginar. Meus amigos, a menos que você trabalhe em uma coordenação com 3 processos, manifestação em bloco tem que funcionar para mais de 100 feitos e tem que de uma só “tacada” emitir a petição previamente elaborada, cadastrar a movimentação no sistema e se possível o processo para devolução à justiça. Essa é a minha realidade então vou explorar um pouquinho o caso. Recebi em carga 1000 processos que foram distribuídos (no SAJ) aleatoriamente para os dois procuradores que atuam junto ao órgão jurisdicional (nós não dividimos processos). Após a triagem, uns 50 processos foram direcionados para a suspensão nos termos do artigo 40 da LEF. Uma vez que o SAJ não consegue produzir as petições, mas apenas incluir em bloco (???) petições produzidas individualmente – eu tenho o DDE para informatizar isso tb – e considerando que elas são padronizadas, rodo uma mala-direta do Word que gera petições e memorandos de arquivamento. Próxima etapa, informar no SAJ o arquivamento. Como, se nem todos os processos estão na minha mesa? E pior, encontrar os que estão é uma tarefa surreal por causa da falha no número do processo. A tarefa é não menos terrível se atribuída ao servidor de apoio. Ele tem que incluir o processo em sua mesa, incluir o arquivo da manifestação em bloco (o modelo? os arquivos individuais? Para quê se a petição já está pronta, impressa, assinada? qual a utilidade disso?). Depois eu não sei o que acontece porque o sistema ficou parado por mais de 20 (!!!!) minutos e eu desisti. Imagino que ele tenha que voltar na mesa de trabalho e realizar a baixa dos autos, o que é não menos demorado. Ficou preocupadíssimo na medida em que já se fala em metas de cadastramento de manifestação sendo que é simplesmente impossível realizá-las. A coisa está feia. O SAJ não existe e quem o está pensando/desenvolvendo não faz a menor ideia do que ele deveria. Honestamente, não tenho a menor esperança, mas estou à disposição.”
“Ao mesmo tempo em que deve ser registrada a pronta resposta e boa vontade do (Colega responsável pela interface com o SERPRO) em atender aos reclamos feitos contra o SAJ, confesso que fiquei impressionado com a afirmação… acerca do SAJ ser “o único projeto estratégico da PGFN no Ministério da Fazenda”.”
Por outro lado, de forma corajosa e profissional, o Colega PFN Daniel Alvarenga, que trabalha na Divisão de Assuntos Estratégicos do Departamento de Gestão Corporativa da PGFN, esclareceu que:
“…nós estamos pensando o SAJ, mas sempre pensando junto com as unidades que tem demandado melhoria e querem ver o sistema atender às suas necessidade, ainda que paulatinamente. Queremos pensar juntos e conto com a colaboração de todos os que puderam. Você se colocou à disposição e aceito a sua colaboração também. Penso que você tem muito a contribuir sim. Mas se a ideia é partir para abandonar o SAJ ou o SERPRO, trata-se de assunto que não é da minha alçada. Minha missão é melhorar o SAJ, segundo as necessidades e auxílio de toda organização. O SAJ é, inclusive, o único projeto estratégico da PGFN no Ministério da Fazenda. Pode direcionar suas críticas ou sugestões diretamente a mim, que estou pronto para fazer o que for possível, segundo os recursos que temos e priorizações da Diretoria (do SERPRO).”
Por isso tudo, o SINPROFAZ reitera aos Colegas PFNs que é imprescindível participar da pesquisa de satisfação em relação às funções do referido sistema. Além disso, o Colega Daniel Alvarenga se colocou à disposição para receber as informações e sugestões para melhorar o sistema no endereço institucional daniel.alvarenga@pgfn.fazenda.gov.br