SINPROFAZ PROMOVE SEMINÁRIO NACIONAL DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL EM AUDITÓRIO DO SENADO – SINPROFAZ

17 dez, 2015

O Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, sediou o Seminário Nacional da Advocacia Pública Federal nessa quarta-feira (16). O evento, promovido pelo SINPROFAZ e demais entidades representativas dos Advogados Públicos em âmbito nacional, reuniu membros da Carreira vindos de diferentes partes do país. Ao longo do Seminário, foram apresentados o panorama atual da Advocacia Pública Federal, os pleitos da Carreira e as propostas em tramitação no Congresso Nacional.

Em discurso durante o Seminário, o presidente do SINPROFAZ, Achilles Frias, ressaltou que, apesar de os ganhos com a mobilização não serem concretos, a mudança de postura da Carreira sinaliza a construção de uma nova AGU. “O ano foi de muita luta, de mobilização intensa. As negociações foram desgastantes e ainda não estão concluídas. Desse modo, é fundamental que persistamos. Não é hora de retornarmos à ‘normalidade’. Com essa nova postura, temos, inclusive, condições de compelir a União a criar a carreira de apoio e mudar a realidade da AGU. Que, no próximo ano, retornemos com gás, estímulo e com a mesma intensidade que marcou 2015”, ressaltou o presidente.

Segundo o senador Hélio José (PMB/DF), que prestigiou o Seminário, é preciso destacar os valores que fundamentam a Carreira de Advogado Público, cuja missão está em resguardar o patrimônio da União. “É preciso levar em consideração que, entre 2010 e 2014, entre economia e arrecadação, a AGU protegeu os cofres públicos em mais de três trilhões de reais. Isso deixa claro que o trabalho dos Advogados Públicos é imprescindível e que essa defesa do Estado é insubstituível. É necessária uma AGU forte, representativa, respeitada e com apoio do Congresso para continuar fazendo seu trabalho”, afirmou o senador.

O Seminário Nacional da Advocacia Pública Federal foi encerrado com um debate entre os Advogados Públicos presentes. A discussão abordou temas como estratégias de mobilização da Carreira em 2016, modelos de gestão para uma nova AGU e a necessidade de continuidade do Movimento de Entrega de Cargos. Ainda foram ressaltadas as vitórias conquistadas ao longo do ano, resultado da mobilização nas bases e no Congresso Nacional, e a força que as entidades adquiriram a partir de sua união em prol das demandas da Carreira.