SINPROFAZ participa de debate no ENAFE – SINPROFAZ

22 out, 2014

SINPROFAZ participa de debate no ENAFE

foto01O SINPROFAZ, representado pelo Diretor Achilles Frias, participou de Debate no 8º ENAFE (Encontro Nacional da Advocacia Pública Federal) promovido pela UNAFE (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil).

O Diretor Achilles Frias apontou que a questão da dupla vinculação constitui-se no maior entrave para o avanço da Advocacia Pública Federal.

Destacou que, embora no passado houvesse maior resistência dos PFNs à saída do Ministério da Fazenda, hoje a questão já conta com o apoio maciço da Carreira, como se pôde comprovar na última consulta feita.

Asseverou que a Advocacia Pública Federal somente será devidamente tratada como Função Essencial à Justiça quando conseguirmos nos desvincular do Ministério da Fazenda (MF), órgão no qual somos tratados meramente como servidores e não como Advogados Públicos.

foto02Relembrou que a vinculação administrativa ao MF é inconstitucional, posto que a Carta Política, topograficamente, nos alçou à condição de Função Essencial à Justiça fora, portanto, do Poder Executivo.

Comparou-nos com os Advogados Públicos Estaduais, observando que a ausência da dupla vinculação no âmbito estadual justifica o distanciamento que estamos tendo em relação aos Procuradores dos Estados.