O auditório Petrônio Portela no Senado Federal sediou grande ato que reuniu entidades representativas dos servidores públicos pela aprovação de proposições de interesse dos aposentados. SINPROFAZ marcou presença.
O evento ocorreu durante todo o dia 31 de agosto e teve a participação do diretor de Assuntos Relativos aos Aposentados e Serviços do SINPROFAZ, José Vilaço.
Promovido pelo Instituto Mosap – Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas, o ato contou com a presença dos autores das PECs 555 e 270, além de muitos outros deputados e senadores comprometidos com a aprovação dessas propostas que buscam resgatar direitos e a dignidade dos aposentados e pensionistas.
A PEC 555/2006, de autoria do ex-deputado federal Carlos Mota, põe fim à cobrança da contribuição previdenciária para servidores inativos. Mota é procurador federal e vice-presidente da ANPPREV, entidade-membro do Forum Nacional da Advocacia Pública Federal.
Já a PEC 270/2008, de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB/RJ), busca garantir o retorno da integralidade e da paridade para os servidores aposentados por invalidez permanente.
A promulgação dessas duas propostas de emendas constitucionais é de suma importância para amenizar as injustiças criadas pelas reformas previdenciárias dos últimos anos.
O auditório Petrônio Portela, cuja capacidade é de 490 pessoas sentadas, ficou pequeno para a grande platéia que acompanhou e participou da mobilização em favor dos aposentados.
Durante o evento, o diretor do SINPROFAZ manteve vários contatos com os líderes do movimento de aposentados. Para José Vilaço, “se o governo se empenhar na votação dessas matérias, isto significará a restauração de direitos suprimidos aos aposentados, principalmente o de não voltar a contribuir na inatividade. Além disso, irá corrigir inominável injustiça”.