SINPROFAZ LEVA O TEMA DA SECURITIZAÇÃO DE CRÉDITOS PARA REUNIÃO NA PGFN – SINPROFAZ

26 out, 2023

SINPROFAZ LEVA O TEMA DA SECURITIZAÇÃO DE CRÉDITOS PARA REUNIÃO NA PGFN

A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, esteve reunida na quarta-feira (25) com a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Ruas, e o assessor especial, Manoel Tavares. A reunião com os filiados ocorreu na sede da PGFN, no Ministério da Fazenda, em Brasília/DF. Entre os vários temas discutidos na ocasião, a questão da securitização de créditos públicos teve destaque.

Segundo Iolanda Guindani, o esquema da securitização representa graves riscos para o erário e o país, uma vez que promove o desvio do fluxo da arrecadação tributária e a cessão de direitos creditórios, comprometendo as finanças atuais e futuras. De acordo com a presidente, o SINPROFAZ seguirá atuando para barrar o avanço da securitização, de modo a resguardar o fruto do trabalho de procuradoras e procuradores da Fazenda.

Na oportunidade da reunião, a presidente também ressaltou a importância da mobilização do Sindicato e da PGFN com vistas à manutenção da paridade remuneratória da Carreira com as demais Funções Essenciais à Justiça. Conforme Iolanda Guindani, a isonomia no tratamento das FEJs é questão de primeira ordem para os PFNs e os Membros da AGU como um todo, no que teve amplo apoio da procuradora-geral e do assessor especial.

Tendo em vista a iminência da última etapa do concurso público para a Carreira, a presidente do SINPROFAZ, por fim, pleiteou a nomeação do maior número possível de aprovados. Para a dirigente sindical, além de trazer para a PGFN quadros muito qualificados, a ampliação da quantidade de nomeações iria ao encontro da necessidade das Unidades, onde muitos Colegas lidam com a sobrecarga de trabalho.