SINPROFAZ lança Curso de Capacitação para Atuação Parlamentar – SINPROFAZ

13 abr, 2011

SINPROFAZ lança Curso de Capacitação para Atuação Parlamentar

A realização deste curso é mais uma iniciativa do SINPROFAZ para consolidar a atuação pró-ativa dos integrantes da carreira de Procurador da Fazenda Nacional perante os atores políticos e a sociedade.

Recentemente, com o lançamento da campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você?”, que já passou por Brasília e Rio de Janeiro, o Sindicato alcançou grande êxito no propósito de conferir maior visibilidade ao trabalho dos PFNs. As ações da campanha têm sido uma importante demonstração à sociedade do papel dos Procuradores da Fazenda para a disseminação da Educação Fiscal em nosso País, conscientizando sobre temas relevantes para a Nação, como a Reforma Tributária e o combate à sonegação fiscal.

O curso

Profissionalizar a atuação do SINPROFAZ junto ao Parlamento e ao Poder Executivo, dotando os colegas sindicalizados de conhecimentos técnicos relacionados à dinâmica própria de funcionamento dos Poderes Legislativo e Executivo, é o principal objetivo do I Curso de Capacitação para Atuação Parlamentar, promovido pela entidade sindical.

A primeira turma será formada em São Paulo no mês de maio. Em breve, o Sindicato divulgará o calendário do curso, mas o PFNs interessados já podem formalizar uma pré-inscrição pelo e-mail: capacitacaoparlamentar@sinprofaz.org.br. Na mensagem eletrônica, é necessário informar o nome completo, unidade de lotação e telefones para contato.

A duração do curso será de oito horas-aula. Foram convidados os professores Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto e Antônio Augusto de Queiroz, ambos com grande experiência no segmento.

Os participantes receberão gratuitamente exemplares de duas obras, de autoria dos professores palestrantes: “Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados” e “Por dentro do processo decisório – como se fazem as leis”, além de apostila específica. Para melhor aproveitamento do curso, que será realizado num único dia, nos períodos matutino e vespertino (com pausa para almoço), o SINPROFAZ disponibilizará, ainda, aos participantes: Constituição Federal atualizada, Regimento Interno da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além do Regimento Comum das Casas Legislativas.

Os palestrantes

Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto é advogado, bacharel em Economia, ex-Chefe de Gabinete de liderança partidária. Atualmente exerce a função de Assessor da Diretoria Legislativa. É autor do livro O Processo Legislativo na Câmara dos Deputados (2002) e colunista junto à Revista Prática Jurídica (Editora Consulex). Ministra cursos em órgãos institucionais e preparatórios para concursos. É professor de pós-graduação em Processo Legislativo do Cefor/CD.

Antônio Augusto de Queiroz é jornalista, analista político, diretor de Documentação do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, colunista regular das revistas “Teoria e Debate”, “Debate Sindical” e do portal eletrônico “Brasil em Tempo Real”. É autor de livros e publicações como “Por dentro do processo decisório – como se fazem as leis”, “Quem Foi Quem na Constituinte”, série “Cabeças do Congresso Nacional” – pesquisa sobre os 100 parlamentares mais influentes, “Movimento Sindical – passado, presente e futuro”, “Eleição Municipal – Manual do Candidato” e “Radiografia do Novo Congresso”, dentre outras. Ex-diretor do Centro de Acompanhamento da Constituinte (CEAC) da Universidade de Brasília e professor convidado para os cursos de Assessoria Parlamentar e Marketing Político também da UnB, além de professor convidado para o curso de pós-graduação de Assessoria e Consultoria Parlamentar da UniDF, e instrutor do “Curso Avançado de Relações Institucionais” promovido pela Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento. Presta assessoria parlamentar a várias entidades representativas de carreiras típicas de Estado, dentre as quais o SINPROFAZ.