SINPROFAZ debate na Câmara Fim aos Paraísos Fiscais – SINPROFAZ

25 maio, 2012

SINPROFAZ debate na Câmara Fim aos Paraísos Fiscais

SINPROFAZ debate na Câmara Fim aos Paraísos FiscaisFoi durante mesa de diálogos da campanha Fim aos Paraísos Fiscais, que registrou apoio oficial ao PL 5.696/09. Diretor do Sindicato, Heráclio Camargo, participou do debate.

O debate, organizado por iniciativa do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), ocorreu na manhã desta quinta-feira, 24/05, na Câmara dos Deputados. Na atividade, foram divulgados e debatidos os princípios da campanha Fim aos Paraísos Fiscais, lançada oficialmente no Brasil no último dia 16 de maio.

O diretor de Assuntos Profissionais e Estudos Técnicos do Sindicato, Heráclio Camargo, foi um dos palestrantes no debate de ontem. A diretora suplente Regina Hirose e o presidente Allan Titonelli também participaram da mesa de diálogos.

Nas suas considerações, o PFN Heráclio Camargo defendeu que a melhor forma para a sociedade entender e se interessar pelo assunto é explicar os dois tipos de contribuintes no Brasil. “Os que se identificam e pagam tributos e aqueles a quem é oferecido o anonimato e não pagam tributos por um simples motivo: porque têm a certeza da impunidade”, referindo-se às empresas estrangeiras com sede em paraísos fiscais que não declaram seus sócios e últimos beneficiários.

O diretor do SINPROFAZ argumentou que para combater a lavagem de dinheiro e sonegação fiscal é preciso que o PL n.5.996/09, que tramita na Câmara dos Deputados, seja aprovado. A matéria é de autoria do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e torna obrigatória a apresentação do quadro de sócios e administradores para inscrição, suspensão ou baixa de pessoa jurídica domiciliada no exterior no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNJ). Em resumo, com a aprovação do PL será possível fiscalizar os últimos beneficiários das atividades de empresas estrangeiras no Brasil. A campanha Fim aos Paraísos Fiscais deixou claro seu apoio incondicional ao PL.SINPROFAZ debate na Câmara Fim aos Paraísos Fiscais

Para o deputado Paulo Rubem Santiago, o problema só pode ser resolvido com aperfeiçoamento na legislação dos países. “Isso servirá para coibir/impedir que esse dinheiro sujo chegue ao Brasil e seja recebido como investimento importante para o desenvolvimento da economia nacional”, afirmou.

A campanha

Mais de 50 organizações em todo o mundo se mobilizam para exigir que os líderes do G20 adotem medidas efetivas para por fim ao sigilo absoluto de jurisdições em matéria fiscal. Para que a presidenta Dilma Rousseff lidere a iniciativa, o cidadão/ã poderá entrar no site www.fimaosparaisosfiscais.org e enviar uma mensagem que será encaminhada para a presidência da república.

A campanha tem o objetivo de enviar o máximo de assinaturas da sociedade para chefes de Estado do G20 até Cúpula no México, que ocorrerá em junho deste ano.

Banner Mobilização