Alguns parlamentares, como o deputado André Figueiredo (PDT-CE) e a deputada Andréia Zito (PSDB-RJ), esta última autora do requerimento de realização da audiência pública, registraram ao SINPROFAZ a preocupação com o cancelamento de reunião tão importante às vésperas do encerramento do ano legislativo.
Em entrevista à TV SINPROFAZ, Andréia Zito, que recebeu dirigentes do Sindicato e da Unafe em seu gabinete, expressou insatisfação com o episódio e disse que insistirá na realização da audiência. Ela foi enfática ao dizer que vai retomar o tema logo no início do ano legislativo em 2013. Contudo, em vez de convite, irá apresentar requerimento para convocação do ministro Adams para esclarecimentos à Comissão de Trabalho.
O deputado André Figueiredo foi outro parlamentar que lamentou o adiamento do debate desta matéria. Ele comentou ainda que tinha a expectativa de ser designado relator do PLP 205, o que não se confirmou, segundo Figueiredo, por ingerências externas à Comissão de Trabalho. O relator escolhido foi o deputado Alex Canziani (PTB-PR).
Para o deputado Fábio Trad (PMDB-MS), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública, o cancelamento da audiência deve ser interpretado corretamente para que a luta não cesse tampouco os ânimos sejam arrefecidos. É preciso união para que todos os aspectos nefastos do PLP 205 sejam combatidos, avaliou o deputado.