OAB-SP registra apoio às lutas da Advocacia Pública Federal – SINPROFAZ

02 jul, 2012

OAB-SP registra apoio às lutas da Advocacia Pública Federal

A nota também é assinada pelo presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB-SP, Jorge Eluf Neto. A união entre advocacia pública e privada vem dando resultados muito positivos para os dois lados, fortalecendo profissionais e seu trabalho na defesa de direitos e garantias, seja do cidadão, seja do Estado.

O apoio das seccionais reflete o exemplo da OAB Nacional, que é uma constante aliada do Forvm na defesa de direitos e prerrogativas da advocacia. Em maio, a OAB Federal aprovou moção de aplauso à Advocacia Pública devido à Mobilizaçäo Nacional da Advocacia Pública, encampado em todo o país para discutir os rumos das negociaçöes sobre melhores condiçöes de trabalho e reajuste salarial.

Os eventos de mobilização nos estados ocorreram, em grande parte, em auditórios cedidos pelas OABs locais, que também vêm publicando artigos e manifestos para ajudar a luta contra precárias condições de trabalho da Advocacia Pública. Confira abaixo a íntegra da nota publicada pela OAB-SP:

NOTA PÚBLICA

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo apoia o Manifesto da Advocacia Pública Federal, elaborado pelo Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal e pela Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil). O documento externa preocupações das instituições e aponta a necessidade de reformas na Advocacia Geral da União (AGU).

Urge enviar ao Congresso Nacional o anteprojeto que revê a Lei Complementar da AGU para garantir aos advogados públicos prerrogativas isonômicas com as demais funções essenciais do Judiciário; assim como inserir essa instituição no III Pacto Republicano, debatendo soluções contra recursos procrastinatórios, soluções administrativas de conflitos e exercício da atividade consultiva de forma autônoma. Defendemos, ainda, que haja a implementação de uma política remuneratória condizente com funções e responsabilidades dos advogados públicos federais.

A OAB SP e o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal trabalham em sinergia no sentido de promover o enfrentamento das dificuldades encontradas nas carreiras dos advogados públicos federais e para consolidar as propostas e os avanços necessários; importante missão que desenvolvem dentro do Estado Democrático de Direito.

São Paulo, 26 de junho de 2012

Marcos da Costa