A TV SINPROFAZ fez cobertura da manifestação de Advogados Públicos Federais na sede da AGU em Brasília na última quarta-feira, 25 de abril. O ato público reuniu mais de 200 membros das carreiras da AGU com presença de cerca de 50 Procuradores da Fazenda Nacional.
Em suas manifestações, o presidente do SINPROFAZ ressaltou os problemas enfrentados pela AGU e DPU, chamando atenção para o descontentamento das carreiras, o que fica comprovado com a evasão de quadros.
Falta de carreira de apoio, sobrecarga de processos, remuneração incompatível com a relevância das funções exercidas, pagamento de honorários advocatícios e debate franco da nova lei orgânica da AGU foram os principais temas em pauta na mobilização da semana passada.
Dia Nacional de Paralisação de Advertência – 09 de maio
Presença de membros das carreiras no Congresso Nacional para defesa dos projetos da Advocacia Pública e Defensoria Pública Federais, com alerta para o sucateamento da AGU e DPU e tratamento remuneratório insatisfatório dos Advogados e Defensores Federais.
Nos Estados, serão realizadas Assembleias conjuntas a serem organizadas pelos representantes estaduais das entidades. Sugere-se que essas Assembleias sejam realizadas na OAB local, contatando a Comissão da Advocacia Pública para apoio, como forma de demonstrar a insatisfação da categoria, bem como expondo os pleitos.
Na mesma data, haverá paralisação nacional de advertência por 24 horas das carreiras de Delegados e Peritos da PF, Auditores do Fisco e Trabalho e Carreiras do Ciclo de Gestão.