ESTUDO DO SINPROFAZ EMBASA POSICIONAMENTO DOS SENADORES LINDBERGH FARIAS E PAULO PAIM SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA – SINPROFAZ

04 set, 2015

O debate sobre a reforma tributária no Senado Federal teve como base as informações trazidas pelo estudo do SINPROFAZ, o sonegômetro. Dentre outros parlamentares, os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Paulo Paim (PT/RS) se pronunciaram sobre a necessidade de se fazer a reforma tributária.

O senador Lindbergh traçou um cenário do sistema tributário brasileiro como injusto, regressivo e que penaliza centralmente os trabalhadores e a classe média. Segundo Farias é possível aumentar a arrecadação fazendo justiça tributária.

“A sonegação no Brasil é altíssima. O SINPROFAZ, Sindicado dos Procuradores da Fazenda Nacional, categoria que é responsável por cobrar impostos que são devidos à União, estima que a sonegação em 2014 foi da ordem de R$518 bilhões. Estima ainda que, em 2015, a sonegação já atingiu R$340 bilhões”, ressaltou Farias.

O senador Paulo Paim também trouxe os dados do Sonegômetro ao debate da reforma tributária. “Segundo o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (SINPROFAZ), a sonegação no Brasil é 20 vezes maior do que o valor gasto com o Programa Bolsa Família que é o maior programa de distribuição de renda do mundo. Veja bem, a sonegação é 20 vezes maior do que todo o gasto com o Bolsa Família”, destacou Paim.

Os pronunciamentos dos parlamentares foram feitos nos dias 27 e 28 de agosto no Senado Federal.

Créditos: Portal Senado Notícias e Site Senador Paulo Paim