Deputados e senadores eleitos assumem secretarias e ministérios – SINPROFAZ

18 jan, 2011

Deputados e senadores eleitos assumem secretarias e ministérios

Foto: David Ribeiro (Fonte: SEFOT-SECOM)

Dos 513 deputados federais eleitos, pelo menos 40 vão se licenciar do mandato para assumir cargos no executivo. No Senado Federal, apenas dois dos 81 senadores deixarão a Casa.

Depois da posse da Presidenta da República e dos governadores nas 27 Unidades da Federação, deputados eleitos foram recrutados para compor a equipe do governo federal e também de governos estaduais.

Entre os licenciados, prevalece a indicação para cargos no executivo estadual. Para o governo federal, apenas sete cargos serão ocupados por parlamentares. Cinco deputados foram empossados nas seguintes Pastas: Cidades, Turismo, Relações Institucionais da Presidência da República, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Direitos Humanos. Dois senadores assumiram os Ministérios de Minas e Energia e da Previdência Social.

Suplentes

Dos 40 suplentes que podem assumir o mandato no Legislativo em 02 de fevereiro, 23 são veteranos que não conseguiram se reeleger para a próxima legislatura. É o caso do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB/MG). Mesmo não tendo sido reeleito, ele vai retornar para a Câmara como suplente em exercício.

Veja a lista completa dos suplentes que deverão assumir mandato já no início da Legislatura, em 2 de fevereiro.