Segundo apurou o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap, 15,31% dos congressistas vão disputar cargos eletivos na eleição deste ano.
São 86 deputados, sendo 81 candidatos a prefeito e cinco candidatos a vice-prefeito, e cinco senadores, estes candidatos a prefeito. Concorrem à prefeitura de capital os cinco senadores, 40 deputados e os cinco candidatos a vice-prefeito.
Entre os partidos, o PT apresentou o maior número de candidatos, com 12 deputados e dois senadores disputando prefeituras. Em segundo lugar vem o PMDB, com 13 deputados candidatos. Em terceiro, o PSDB, com dez deputados e um senador. E, em quarto, o PSB, com dez deputados no pleito municipal.
Os partidos com maior número de parlamentares candidatos ao pleito municipal, curiosamente, são os mesmos que aspiram a Presidência da República, PT e PSDB, ou vice-presidência da República, PMDB e PSB.
Na relação entre bancadas e número de candidatos, quatro partidos destoam para mais ou para menos. Para mais, o DEM, que concorre com oito deputados, e o PCdoB, que disputa com seis nomes, sendo quatro deputados e dois senadores. Para menos, o PP, com apenas dois candidatos, e PSD, também com dois.
O número de candidatos em 2012 não fugiu à media histórica: supera os pleitos de 1992 e 2008, mas é menor que em 1996, 2000 e 2004. O pleito de 1996 foi que mais teve parlamentares concorrendo: 109 deputados e quatros senadores.
Acesse no link abaixo a lista completa dos parlamentares candidatos ao pleito de outubro próximo.