Cejuris abriga debate sobre Lei Orgânica da AGU – SINPROFAZ

20 jul, 2012

Cejuris abriga debate sobre Lei Orgânica da AGU

Assim como os Procuradores da Fazenda, membros das demais carreiras da Advocacia Geral da União têm aproveitado espaços na mídia especializada para colaborar com o debate da lei orgânica da AGU.

Esta semana foi postado texto de autoria da Procuradora do Banco Central Luciane Moessa comparando as propostas do ex-ministro da AGU José Toffoli e do atual ministro Luís Adams. O texto foi publicado originalmente no site Consultor Jurídico. Na opinião da autora, “em alguns dos temas mais sensíveis para a advocacia pública federal, os dois anteprojetos em tramitação pouco avançam ou, no caso do anteprojeto Adams, chega-se a retroceder”.

Ela chama atenção especialmente para os seguintes temas: a) autonomia institucional (administrativa e financeira) da Advocacia-Geral da União; b) autonomia funcional ou independência técnica e inamovibilidade de seus membros; c) necessário fortalecimento da consultoria jurídica; e d) necessário avanço em termos de democratização e profissionalização da gestão, aí incluídos o preenchimento de cargos de confiança, a lotação e a distribuição de trabalhos de acordo com critérios previamente definidos, relacionados ao perfil do cargo e de seus potenciais ocupantes.

Programa Argumento

O presidente do Sindicato e do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal, Allan Titonelli, será o entrevistado do programa Argumento de amanhã, 21 de julho. Em pauta, as especificidades das carreiras que integram o sistema AGU, os problemas enfrentados no exercício das atividades e os pleitos da Mobilização da Advocacia Pública Federal.

O programa será exibido a partir das 12h, na TV Justiça, com reprise na quarta-feira, 25/07, às 10h.

Banner Mobilização