Reforma tributária foi o tema central do debate promovido pela rádio CBN na última segunda (14/7), que contou com a presença do presidente do SINPROFAZ, Heráclio Camargo.
Os debatedores analisaram a política tributária brasileira e a necessidade de uma ampla reforma, apontando disfunções em diversos aspectos, como a regressividade do modelo atual, que encarece o consumo e afeta principalmente a renda da classe média. Discutiram também a guerra fiscal entre estados e municípios, as isenções, reduções fiscais e até perdões de dívidas que privilegiam apenas alguns setores da economia, e a leniência do governo diante de uma sonegação cada vez mais crescente.
Heráclio Camargo apresentou dados do Sonegômetro e esclareceu as dificuldades estruturais e de pessoal da Carreira de PFN, que impactam diretamente na eficiência do sistema de recuperação dos créditos tributários.
Juntamente com presidente do SINPROFAZ participaram do debate o professor da escola de economia da FGV-SP, Samy Dana, o advogado especialista em Direito Tributário e Ciências das Finanças e membro do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP, Kiyoshi Harada, e o jornalista e comentarista Carlos Alberto Sardenberg.