Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205 – SINPROFAZ

12 jun, 2013

Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205

Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205Presidente do SINPROFAZ reiterou as críticas ao projeto de lei orgânica da AGU em audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

A audiência ocorreu nesta terça-feira, 11 de junho, com a participação de representantes das carreiras que integram o sistema AGU, o advogado-geral da União substituto, Fernando Albuquerque Faria, e o conselheiro federal da OAB, Henrique Neves Mariano.

Os dirigentes das entidades sindicais e associativas tiveram a oportunidade de debater o PLP 205/12 com vários membros da CTASP. Estavam presentes o presidente da Comissão, deputado Roberto Santiago (PSD-SP), a autora do requerimento para realização da audiência, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), o relator da proposição, deputado Alex Canziani (PTB-PR), e os deputados Policarpo (PT-DF) e Augusto Coutinho (DEM-PE). O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, Fábio Trad (PMDB-MT), também compareceu à audiência.

Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205Nas manifestações durante a audiência o presidente do SINPROFAZ, Allan Titonelli, reforçou as críticas à proposição. Comentou que a ausência de debate com as carreiras durante a elaboração do projeto pela cúpula da AGU transferiu ao Legislativo a responsabilidade de alterar o PLP de maneira a contemplar a escolha dos Procuradores da Fazenda em atuar como advogados de Estado e não dos governos de plantão.

É preciso garantir, lembrou Titonelli, exclusividade de atuação de profissionais concursados; preservar a discricionariedade técnica dos profissionais; reduzir a concentração de poderes nas mãos do AGU; e assegurar isonomia de prerrogativas com as demais funções essenciais à Justiça.

O relator do PLP 205, deputado Alex Canziani, não adiantou os termos de seu parecer, mas se comprometeu a formular um relatório que equacione os pleitos das carreiras, da administração da AGU e principalmente atenda aos interesses do Estado brasileiro e da sociedade. Ainda sem previsão de data para apresentar seu relatório, ele disse que fará novas consultas às entidades de classe antes de concluir a redação final.Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205

Canziani informou ainda que já discutiu os pontos apontados como inconstitucionais com a AGU e que considera o projeto oportuno para atualizar a Lei Orgânica, que completou 20 anos em 2013.

Este foi o primeiro debate para instrução da matéria e esclarecimento dos deputados que compõem a CTASP e têm a responsabilidade de apreciar o mérito do PLP 205. É possível que novas audiências sejam realizadas até a apresentação do relatório de Canziani.

Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205Câmara realiza primeiro debate sobre PLP 205

Imagens: Eurípedes