Brasil está estagnado no combate ao calote – SINPROFAZ

27 set, 2013

Brasil está estagnado no combate ao calote

A entrevista foi realizada ao vivo na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro. O jornalista iniciou o bate-papo questionando sobre onde estaria o descompasso entre tudo o que se arrecada no País e o que escorre pelo ralo com a sonegação. Mais uma vez, o presidente do Sindicato, Heráclio Camargo, alertou que a fração de sonegação não diminui porque o governo não tem estruturado os órgãos de cobrança, que combateriam essa prática.

E completou: “a sonegação segue crescendo sobre os mais pobres, sobre a classe média, que são os segmentos que não conseguem escapar da tributação indireta, da tributação sobre o consumo. Agora, esses mais de 300 bilhões são sonegados majoritariamente pelos mais ricos e por pessoas jurídicas que conseguem sofisticados mecanismos de evasão, muitas vezes com o favor do próprio governo, que fornece inscrição no CNPJ da Receita Federal para que as empresas chamadas offshores, localizadas em paraísos fiscais, atuem no Brasil e depois fiquem impunes”.

O presidente do SINPROFAZ esclareceu que essas empresas não têm identificação dos verdadeiros donos. E criticou: “é o próprio governo que fomenta essa injustiça fiscal”.

Ouça aqui a íntegra da entrevista.