PFNs são protagonistas de um Movimento Nacional de Conscientização Tributária
Desde seu lançamento, em 14 de março, a Campanha Nacional da Justiça Fiscal 2011 apresenta indicadores crescentes de sua capacidade mobilizadora. O desafio de ampliar a discussão da inclusão do Procurador da Fazenda Nacional em temas complexos como a Reforma Tributária e o combate à sonegação fiscal – para além de círculos acadêmicos, sindicais e políticos – foi superado com louvor, utilizando-se o mínimo de recursos, mas com doses significativas de ousadia e criatividade. Desde então, a causa da concretização do princípio da Justiça Fiscal no País, bandeira desfraldada pelo SINPROFAZ ainda no ano de 2009, tem sido abraçada por um público cada vez maior e diversificado, que em razão da campanha tem tido a oportunidade de perceber o Procurador da Fazenda Nacional como verdadeiro protagonista de um movimento nacional de Conscientização Tributária e disseminação da Educação Fiscal, valorizando, na mesma medida e com visibilidade inédita na história da carreira de PFN e do SINPROFAZ, as atividades realizadas pelos Procuradores da Fazenda Nacional.
Para que isso acontecesse, foi desenvolvida uma estratégia de marketing viral baseada no princípio da empatia, estabelecendo um tema e uma linguagem identificados com as expectativas da sociedade brasileira no tocante à realidade tributária do país. Essa maneira diferente de provocar os mais variados setores da sociedade a discutir uma necessária reestruturação do Sistema Tributário Nacional e, por esta via, promover a imprescindibilidade do Procurador da Fazenda Nacional nesse contexto, demandou uma adequação de discursos, tornando-os mais acessíveis, sem o comprometimento de seu conteúdo e seriedade.
Vale ressaltar, também, o caráter interativo da campanha, que, desde seu início, possibilitou a participação de pessoas e instituições de todas as regiões do País. Esta abordagem, democrática e apartidária, tem atraído a cobertura de importantes veículos da imprensa nacional como a Rádio CBN e o Diário do Comércio de São Paulo, que deram grande destaque à iniciativa do SINPROFAZ.
A campanha em questão, que tem como personagens centrais as simpáticas “formiguinhas” do SINPROFAZ, chama a atenção por onde passa, seja nas ruas, nas praias, nos aeroportos e até mesmo no Congresso Nacional. A escolha dessa personagem, representando o trabalhador brasileiro, que trabalha duro de sol a sol para o desenvolvimento do Brasil sendo onerado por uma pesada carga tributária, revelou-se emblemática, mostrando a relevância do tema para o dia-a-dia do cidadão comum, que, como regra geral, ignora o potencial peso dos tributos em sua vida. Constituindo-se, em última análise, num poderoso instrumento de disseminação da Educação Fiscal no Brasil, a campanha tem conquistado a confiança de quem visita o site e as redes sociais do movimento QuantoCustaoBrasilpraVocê? na internet. Nesse sentido, não é demais ressaltar que no link “Notícias” podem ser encontrados diversos artigos adentrando especificamente o tema da Reforma Tributária, trazendo dados consistentes a balizar opiniões e propostas maduras e relevantes para o enfrentamento da questão.
A continuidade da campanha, com ações de merchandising nas principais capitais do país merece ser debatida pela carreira de Procurador da Fazenda Nacional, levando-se em conta os interesses corporativos do Sindicato e, naturalmente, a otimização dos recursos financeiros da entidade. Novos horizontes devem ser analisados para o desenvolvimento da já vitoriosa campanha, que despertou a atenção de inúmeras instituições sérias País afora. A realização de parcerias com instituições da sociedade civil que comunguem dos mesmos princípios do SINPROFAZ, como é o caso do ETCO, pode ser uma alternativa para amealhar os imprescindíveis recursos para a continuidade da campanha. Seja como for, os números apresentados a seguir dão mostras do quanto foi possível alcançar até aqui, em pouco menos de 4 meses, e a um custo inferior ao que se pagaria por apenas um comercial de 30 segundos na faixa nobre da principal emissora de TV do país.
Através dos inúmeros contatos realizados com Parlamentares ao longo da campanha – como é caso do Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e do Deputado Federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), componentes da Frente Parlamentar Mista por um Sistema Tributário Nacional Justo – o SINPROFAZ tem sustentado que a concretização da Justiça Fiscal no País pressupõe, necessariamente, a realização de uma Reforma Tributária e o efetivo combate à sonegação fiscal, sendo imprescindível, quanto a este último aspecto, o fortalecimento da carreira de PFN, com o estabelecimento de um conjunto de prerrogativas e garantias funcionais que possibilitem o exercício de uma verdadeira Advocacia de Estado, e, além disso, a devida estruturação da PGFN. Sob tal enfoque, a campanha tem inegavelmente se prestado à inclusão da carreira de Procurador da Fazenda Nacional no seio dos debates atinentes à Reforma Tributária e, nessa medida, se revelado poderoso instrumento a conferir, perante a sociedade brasileira e os atores políticos, inédita visibilidade da importância estratégica dos PFNs para o País, catalisando importantes apoios aos pleitos corporativos dos Procuradores da Fazenda Nacional.
Site: www.quantocustaobrasil.com.br
Visitas: 35.403
Visualizações: 92.885
Facebook: www.facebook.com/quantocustaobrasil
Este tem sido o principal canal de comunicação da campanha – Os acessos e visualizações continuam crescentes, mesmo quando não há ações de merchandising em curso.
Curtir: 1.535
Visualizações: 275.625
Twitter: www.twitter.com/quantocustaobr
Seguidores: 682 – O Twitter não disponibiliza dados sobre as visualizações, mas é correto estimar um número superior ao do próprio site, na casa dos 100 mil.
YouTube: www.youtube.com/quantocustaobr
Exibições do canal: 2.492
Total de exibições de vídeos: 8.388
Busca no Google
No começo da campanha, a busca do termo “quanto custa” no Google não sugeria nenhuma palavra-chave e nem apresentava o site da Campanha nas primeiras páginas de resultados. Atualmente, digitando somente “quanto c” no buscador, ele sugere o termo “quanto custa o Brasil” na pesquisa.
Buscando-se os termos “quanto custa” somente, a campanha é a 2ª na lista de resultados encontrados.
Apoio da mídia
Rádio CBN – Nacional: Entrevista na CBN Brasília e citações do site por Carlos Alberto Sardenberg na CBN Brasil têm gerado picos de acessos ao site e às redes sociais durante diversas ações da campanha.
Diário do Comércio de São Paulo: A Campanha foi matéria de capa do Diário do Comércio no dia 27/04. Veja a matéria completa: http://www.dcomercio.com.br/materia.aspx?id=67521&canal=22
Citações em blogs e sites
A campanha QuantoCustaoBrasilpraVocê? foi citada por mais de 4.000 sites e blogs. Veja alguns:
http://www.diap.org.br/index.php/noticias/agencia-diap/16244-quanto-custa-o-brasil-pra-voce-sindicato-lanca-campanha-justica-fiscal
http://www.meupalco.com.br/2011/03/quanto-custa-o-brasil-pra-voce.html
http://www.dihitt.com.br/n/opiniao-e-noticias/2011/05/08/reforma-tributaria–quanto-custa-o-brasil-pra-voce
http://rodineicandeia.blogspot.com/2011/03/quanto-custa-o-brasil-pra-voce.html
http://brito.blog.incolume.com.br/2011/03/quanto-custa-o-brasil-pra-voce.html
http://temperonovo.wordpress.com/2011/04/25/quanto-custa-o-brasil-pra-voce/
http://nicepinheiro.blogspot.com/2011/04/quanto-custa-o-brasil-pra-voce.html
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2601475/quanto-custa-o-brasil-pra-voce-sindicato-lanca-campanha-justica-fiscal
http://www.avozdocidadao.com.br/detailEditorial.asp?ID=1247&SM=1%2329&pagina
http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/index.php?secao=noticias&id=20518&arq_db=1
http://sabervencer.blogspot.com/2011/05/quanto-custa-o-brasil-pra-voce.html
http://www.fiepr.org.br/sombradoimposto/News14468content130024.shtml