Correio Braziliense publica artigo do Presidente do SINPROFAZ em defesa do CNJ – SINPROFAZ

30 jan, 2012

Correio Braziliense publica artigo do Presidente do SINPROFAZ em defesa do CNJ

Allan Titonelli ressalta que, entre os Poderes Constituídos, o Judiciário é o único que não passa pelo crivo social, tornando imprescindível a legitimação de um CNJ independente, conforme prescreve a Emenda Constitucional 45/04.

O CNJ como legitimador social do Poder Judiciário

A Emenda Constitucional 45/04 alterou e acresceu à Constituição de 1988 diversos dispositivos, sendo nominada no meio jurídico como a Reforma do Judiciário. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado no contexto dessa mudança para exercer papel de fiscalização e “(…) controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes (…)”, popularmente consagrado como controle externo do Judiciário.

Veja o inteiro teor do artigo, clicando aqui.