Deputados iniciam debate sobre Lei Orgânica Nacional para Advocacia Pública – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

19 jul, 2012

Deputados iniciam debate sobre Lei Orgânica Nacional para Advocacia Pública


Por iniciativa do coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, deputado Fábio Trad (PMDB-MS), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara abriu espaço para o debate de uma Lei Orgânica Nacional para Advocacia Pública.

A audiência, conforme já noticiado pelo SINPROFAZ, teve a participação das entidades que compõem o Forvm, além de representantes da Anape, da ANMP, da OAB, e da AGU. Após o debate, a TV SINPROFAZ conversou com alguns parlamentares sobre as questões colocadas em tela.

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), autor da PEC 443/09, comentou que a audiência foi mais um meio para dar projeção ao advogado público e mostrar a importância de suas atribuições dentro da vida nacional. “A advocacia pública faz parte do rol de funções essenciais à Justiça. O advogado público é um instrumento fundamental para realização da justiça e a defesa dos próprios princípios magnos da Constituição e da própria administração pública porque defende a União, o poder público”, lembrou o parlamentar.

Ele também disse que o advogado público não tem remuneração compatível com as suas atividades. “É preciso repor o advogado público dentro da linha das outras áreas das funções essenciais à Justiça”.

Outro parlamentar que manifestou opinião sobre os temas debatidos na audiência foi Marcos Rogério (PDT-RO). “Essa reunião tornou mais evidente o que já tínhamos como parâmetro aqui: a necessidade de um regramento, de uma norma para estabelecer garantias de que as prerrogativas do advogado público sejam respeitas na defesa do Estado e do interesse público”.

Assista à integra das entrevistas:

http://www.youtube.com/watch?v=SQD0ZblDxu0&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=APiyqYX_t_Y&feature=plcp

Banner Mobilização



VOLTAR