Campanha salarial: aumenta pressão das carreiras em Brasília e nos estados – SINPROFAZ

11 maio, 2012

Campanha salarial: aumenta pressão das carreiras em Brasília e nos estados

Em Brasília e outras 14 grandes cidades brasileiras, membros das carreiras da AGU e defensores públicos federais se reuniram para protestar contra o descaso do governo em relação às reivindicações da campanha salarial. Debateram também estratégias para dar continuidade à mobilização nacional.

A maioria dos atos foi organizada em conjunto por delegados sindicais das entidades representativas das carreiras da Advocacia Pública Federal, em algumas localidades com apoio da OAB.

São Paulo

Mais de 120 advogados públicos federais se reuniram na PRFN3 em uma produtiva mobilização de todas as carreiras da AGU, representadas pelo SINPROFAZ, Anpprev, Anpaf, Anajur, APBC, Anauni e Unafe, além de representante da OAB-SP.

Houve manifestações incisivas das bases das associações, que criticaram a inércia da AGU ao não defender publicamente os destinos das suas carreiras. Foram anotadas sugestões e o evento resultou em uma união ainda maior de todas as associações em torno da intensificação da mobilização.

Vitória

Cerca de 30 representantes da AGU e da DPU se reuniram em assembleia na seccional da OAB por cerca de duas horas. O número é expressivo para o Espírito Santo que conta com cerca de 70 advogados públicos.

Foram discutidas várias propostas para intensificar o processo de mobilização, como visitas às chefias da AGU, Polícia Federal e Fisco, visitas aos parlamentares nas bases estaduais, criação de mecanismos de comunicação em massa, como as redes sociais, para fortalecer a mobilização, e solicitação de apoio institucional das OABs.

Maceió

Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores Federais e Advogados da União se reuniram na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) para pressionar o governo federal por melhorias estruturais, ampliação do quadro de servidores auxiliares e readequação salarial em relação à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal.

Além da defasagem salarial em relação a juízes e promotores, uma das principais críticas levantadas no encontro foi a falta de servidores.

Recife

O evento contou com grande adesão dos Procuradores lotados na PRFN5. Foram expostas as reivindicações e a necessidade de as categorias se manterem mobilizadas, além de buscar agregar novos colegas de todas as carreiras envolvidas na luta pelas demandas comuns.

Rio de Janeiro

Estiveram presentes à reunião realizada no Rio de Janeiro aproximadamente 70 Advogados Públicos Federais. Após os debates, onde ficou evidenciado o sentimento de que o AGU não atua em sintonia com os interesses das carreiras, foi deliberada a formação de grupos para visitação a parlamentares e outros agentes públicos para que a causa da Advocacia Pública fique mais conhecida, bem como a busca de possíveis interlocutores no diálogo com o Governo. Deliberou-se ainda, por maioria, a elaboração de Nota de Repúdio ao posicionamento do Ministro Adams, bem como ao próprio ministro, tendo em vista o posicionamento externado por ele na reunião realizada com os representantes sindicais em 08/05/2012.

Campanha salarial: aumenta pressão das carreiras em Brasília e nos estadosCampanha salarial: aumenta pressão das carreiras em Brasília e nos estadosCampanha salarial: aumenta pressão das carreiras em Brasília e nos estados

Banner Mobilização