Fórum Nacional atua para abrir diálogo com OAB de São Paulo – SINPROFAZ

13 fev, 2012

Fórum Nacional atua para abrir diálogo com OAB de São Paulo

Os dirigentes do Fórum Nacional foram recebidos na sexta-feira, 10/02, pelo vice-presidente da seccional, Marcos da Costa, e pelo presidente da Comissão da Advocacia Pública no Estado, Jorge Eluf Neto.

Na oportunidade, o Fórum ratificou o propósito de aproximação da Advocacia Pública Federal com a OAB em todas as suas projeções. Uma das pautas debatidas foi a abertura de um canal de diálogo entre a respectiva seccional e os representantes da Advocacia Pública Federal no Estado, para evitar qualquer ruído na comunicação entre os respectivos órgãos.

O presidente do Fórum e do SINPROFAZ, Allan Titonelli, apresentou os problemas que afligem a Advocacia Pública Federal, com destaque para a necessidade da criação de uma efetiva carreira de apoio, que dê mais celeridade e eficiência aos trâmites operacionais.

O grande quantitativo de processos por membros das carreiras da AGU, o que exige o provimento de todo o quadro efetivo de Advogados da União, Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores do Banco Central, e a modernização das instalações e funcionalidades técnicas dos sistemas de informática também foram colocados em pauta.

As principais bandeiras defendidas pelo Fórum, como o tratamento igualitário entre as funções essenciais à Justiça e o recebimento de honorários contaram com o apoio do vice-presidente da OAB de São Paulo.

Marcos da Costa disse que “os pleitos são republicanos, pois para que a Advocacia Pública continue atuando em defesa do Estado brasileiro é necessário ter prerrogativas e condições de trabalho dignas”. Afirmou ainda que a OAB de São Paulo está aberta aos pleitos das carreiras.

O presidente da Comissão da Advocacia Pública na Seccional, Jorge Eluf Neto, sugeriu a realização de um seminário para tratar dos temas debatidos na reunião, o que será agendado em breve.

Nas considerações finais, o presidente do Fórum e do SINPROFAZ, Allan Titonelli, reafirmou que “a OAB e o Fórum objetivam contribuir para a defesa do Estado Democrático de Direito e da prestação jurisdicional célere e eficaz, fazendo, assim, valer a comando constitucional de que a Advocacia Pública e a Advocacia stricto sensu são Funções Essenciais à Justiça.”

Fórum Nacional atua para abrir diálogo com OAB de São PauloFórum Nacional atua para abrir diálogo com OAB de São PauloFórum Nacional atua para abrir diálogo com OAB de São Paulo