No dia 5 de julho de 2011, durante cerimônia de posse da nova diretoria do SINPROFAZ em Brasília, um balanço geral da Campanha Nacional da Justiça Fiscal foi apresentado ao público presente e transmitido ao vivo pelo site do sindicato, em área reservada aos filiados. O relatório, rico em fotos, vídeos e gráficos demonstrava os efeitos surpreendentes do trabalho das “formiguinhas” do SINPROFAZ que, em apenas quatro meses, conseguiram atrair e envolver públicos bastante heterogêneos em torno de uma causa tão complexa quanto essencial para o bem do país: a simplificação do sistema tributário.
Passados apenas quatro meses da primeira ação realizada em março, no aeroporto de Brasília, os números obtidos junto aos sistemas digitais para aferição dos acessos ao site e redes sociais da campanha já expressavam com clareza o sucesso dessa nova abordagem de comunicação. O site www.quantocustaobrasil.com.br contabilizava quase 100 mil visualizações de páginas, os vídeos no YouTube superavam 8 mil exibições e o Facebook, que desde o início das ações tornou-se a principal mídia social, registrava mais de 270 mil visualizações do canal.
De julho até novembro, houve ações pontuais da campanha em eventos relevantes, mas sem a mesma dimensão das ações com cinco dias de duração promovidas em Brasília, Rio, São Paulo e Recife. Portanto, era sim esperado um crescimento comedido de acessos e apoios nos canais da campanha na internet. Contudo, o que se verificou foi um salto exponencial de acessos, com destaque para o Facebook. As visualizações na página facebook.com/quantocustaobrasil saltaram para mais de 1 milhão.
Há que se incluir neste levantamento que a campanha ganhou publicidade espontânea ao ser noticiada por importantes meios de comunicação. O jornalista Carlos Alberto Sardenberg pode ser apontado como um dos mais destacados apoiadores da campanha, desde que entrevistou o então presidente do SINPROFAZ, Anderson Bitencourt, na rádio CBN (rede nacional), no dia 16 de março. No Rio, a campanha foi notícia na TV Brasil; em São Paulo, ganhou reportagem de capa do Jornal do Comércio; em Recife, entrevistas na TV Globo Nordeste, na Rádio Diário de Pernambuco e, mais recentemente, uma reportagem de capa do caderno Economia do jornal Diário de Pernambuco divulgou a ação do SINPROFAZ durante o XI Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco. Nestas e em todas as demais exposições da campanha pelas mídias convencionais e digitais, a Carreira de Procurador da Fazenda Nacional tem sido apresentada à sociedade brasileira em uma dimensão mais tangível quanto à sua relevância institucional, conquistando assim apoios de formadores de opinião, dos mais diversos extratos sociais, que reverberam e fortalecem os discursos pela Justiça Fiscal e, por esta via, pela valorização da Carreira de PFN e estruturação da PGFN.
É fato que a ampliação do “formigueiro” pelo país, em boa medida, está condicionada à possibilidade de inclusão de instituições que viabilizem seu custo financeiro. Levar a campanha para escolas, universidades e mesmo para as ruas continua sendo um objetivo perseguido pelo SINPROFAZ, ainda que momentaneamente o possível seja continuar o trabalho de formiguinha pelas redes sociais.
Campanha evidencia a Carreira
À parte todos os méritos de responsabilidade social atribuídos à Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você?, vale ressaltar alguns benefícios que esta agenda positiva tem proporcionado para Carreira de PFN. Primeiro, porque esta oportunidade permite uma aproximação mais empática do Procurador da Fazenda Nacional com a sociedade em geral. As pessoas alcançadas pela campanha, independente de sua condição socioeconômica, querem saber quem está no comando desse movimento de conscientização tributária. E pelo volume de mensagens via e-mail, Twitter e Facebook, é patente a satisfação do cidadão que passa a conhecer e a reconhecer o Procurador da Fazenda Nacional como um aliado, defensor de princípios comuns aos seus.
Nos meios acadêmicos e políticos, a Carreira passou também a ser distinguida por sua capacidade mobilizadora, não obstante sua boa imagem associada à competência técnica, como função estratégica e essencial à justiça. Entrevistas e pronunciamentos de intelectuais, juristas, empresários, de senadores e deputados, indistintamente de sua ordem partidária, e mesmo de membros do executivo federal dão mostras do quanto esta campanha criada pelo SINPROFAZ tem evidenciado a Carreira de PFN e fortalecido suas ações propositivas junto ao Parlamento e nos mais importantes foros de discussão tributária e fiscal do país.
Em 2012, um novo ciclo de ações
Para este ano, o SINPROFAZ tem por objetivo levar a Campanha Nacional da Justiça Fiscal até as principais universidades do país, intensificando ações destinadas a sensibilizar estudantes e professores, além de continuar o trabalho de mobilização na internet, alcançando a sociedade em geral e exercendo pressão para que a questão tributária seja discutida como prioridade no âmbito do Congresso Nacional. O plano estratégico para a volta das “formiguinhas” está em fase final de desenvolvimento e será apresentado para a diretoria do Sindicato em fevereiro.
Veja a seguir um quadro geral da campanha.
Vídeos em Destaque
Tweets em Destaque
Comentários em Destaque no Facebook
Jogo da Formiga
Mais de 10 mil acessos
Jogo utilizado pelo Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro.
Destaques na mídia
Rádio CBN – Entrevista com Sardenberg
Entrevista na CBN Brasília e citações do site por Carlos Alberto Sardenberg na CBN Brasil têm gerado picos de acessos ao site e às redes sociais durante diversas ações da campanha.
Rádio CBN – Entrevista com Anderson Bitencourt
http://www.youtube.com/user/quantocustaobr?feature=mhsn#p/u/177/4TxrklfeLZc
Diário do Comércio de São Paulo: A Campanha foi matéria de capa do Diário do Comércio no dia 27/04.
Veja a matéria completa: http://www.dcomercio.com.br/materia.aspx?id=67521&canal=22
Caderno Economia – Diário de Pernambuco: O consumidor paga, mas não sabe o real valor dos impostos. Campanha demonstra de forma didática.
Clique na imagem para ampliar.
Estatísticas até 15/01/2012
Facebook – aqui o formigueiro continua se multiplicando
Curtir: 2.105
Publicações visualizadas: 1.137.411
Site
50.152 Visitas
124.573 Visualizações de página
Twiiter
915 seguidores
Mais de 1500 menções do perfil @quantocustaobr
Youtube
Vídeos: 215
Exibições do canal: 4.743
Total de exibições do material enviado: 13.194