O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de setembro em Recife com a participação de vários PFNs. O presidente do SINPROFAZ e o diretor administrativo estavam presentes no encerramento.
O tema central do congresso foi Sistema Tributário e Mercado: Repensando o Estado Fiscal Brasileiro. Vários expoentes do direito tributário brasileiro e do exterior compuseram as bancadas de debates, também integradas por Procuradores da Fazenda.
O ex-presidente do SINPROFAZ, Anderson Bitencourt, presidiu palestras e debates relacionados ao tema “Atualidades sobre planejamento tributário legítimo de atos negociados”.
O IPET, organizador do congresso, também cedeu espaço para a promoção da Campanha Nacional da Justiça Fiscal – QuantoCustaoBrasilpraVocê?
As formiguinhas do SINPROFAZ mostraram ao público do evento a visão de justiça fiscal defendida pela Carreira de PFN, que passa pela simplificação do sistema tributário e pelo fortalecimento do combate à sonegação.
Para o presidente do SINPROFAZ, Allan Titonelli, e o diretor de administração, João Soares, esta foi uma ótima oportunidade para apresentar as diretrizes da campanha a um público formador de opinião, que foi bastante receptivo à iniciativa. Depois de passar por aeroportos e outros locais com concentração de populares em várias cidades brasileiras, as formiguinhas circularam pela primeira vez num evento de cunho acadêmico.
Além de folhetos da campanha de conscientização tributária, foram distribuídas publicações que demonstram a imprescindibilidade do Procurador da Fazenda Nacional e a urgente necessidade de estruturação da PGFN, como o Manual do Contribuinte, a Revista Justiça Fiscal e a nova edição do relatório Os Números da PGFN.
Outra atração no congresso foi a montagem da Feira de Impostos, onde houve divulgação permanente do Jogo da Formiga, uma das atrações da Campanha Nacional da Justiça Fiscal – QuantoCustaoBrasilpraVocê?