Dirigentes do Forum Nacional debateram AGU como Função Essencial à Justiça – SINPROFAZ

23 set, 2011

Dirigentes do Forum Nacional debateram AGU como Função Essencial à Justiça

Presidente do Forum e do SINPROFAZ, Allan Titonelli, coordenou nesta quarta-feira, 21/09, oficina no V Seminário sobre Advocacia Pública Federal.

Participaram como debatedores a presidente da ANAJUR e vice-presidente do Forum, Joana Mello; o presidente da ANPAF e diretor de Comunicação do Forum, Rogério Filomeno; o presidente da APBC, Fabiano Jantalia; o presidente da ANAUNI, Marcos Luiz da Silva, e o vice-presidente de Patrimônio da ANPPREV, Antonio Rodrigues, que na ocasião representou a presidente da ANPPREV e diretora Tesoureira do Forum, Meire Monteiro.

Para o presidente do Forum, Allan Titonelli, o papel da defesa do Estado e da sociedade pode ser melhor debatido através de seminários como esse. “O seminário é muito importante para a AGU discutir o papel constitucional de Função Essencial à Justiça. A inclusão da AGU entre as Funções decorre do seu papel de defesa do Estado e da sociedade, na medida em que exercerá a defesa, a consultoria, o assessoramento da União, resguardando a legalidade e constitucionalidade dos seus atos”, disse.

A presidente da ANAJUR, Joana Mello, destacou a atuação da AGU. “Não consigo imaginar o Estado Brasileiro sem a atuação da AGU. O jurista Saulo Ramos, inegavelmente, é um homem de muita visão. Idealizou e lutou pela inclusão AGU na Carta Magna, como função essencial à justiça. Provou que estava certo. Todo e qualquer debate que aprimore a Advocacia Pública será sempre bem vindo. A AGU tem se destacado em todos os setores, seja no Consultivo ou no Contencioso. A sua atuação na defesa das políticas públicas tem sido muito importante para o desenvolvimento do País”, comentou.

Já o presidente da ANPAF, Rogério Filomeno, disse que as entidades trazem contribuições associativas na construção de uma instituição que todos querem. “É importante porque nós podemos trazer contribuições associativas para uma AGU que todos nós queremos. Temos que aproveitar para reavaliar, refletir sobre o que nós podemos avançar, traçar metas e estratégias na construção da instituição. O seminário faz a integração entre as carreiras da AGU. Propicia a discussão, debates da própria instituição. É uma reflexão importante e as entidades apóiam iniciativa desse tipo para que se tenha um fortalecimento da instituição”, pontuou.

O presidente da APBC, Fabiano Jantalia, destacou que é preciso aproveitar os espaços como o seminário para discutir e planejar o futuro. “Um seminário como esse é importante porque é o momento em que a Advocacia Pública e seus representantes podem parar e fazer uma análise, planejar o futuro. A AGU é uma instituição de Estado”, ressaltou.

O vice-presidente de Patrimônio da ANPPREV, Antonio Rodrigues, destacou a oportunidade das entidades debaterem sobre a instituição a que são ligadas. “Agradeço a AGU pelo espaço das entidades. Que nós próximos seminários possamos ter um espaço maior para discutir ainda mais os assuntos de interesse das carreiras. O evento foi muito proveitoso”, finalizou. Com informações da Assessoria de Comunicação do Forum Nacional da Advocacia Pública Federal.

Foto: Wesley Mcallister – Ascom/AGU