Na tarde desta terça-feira (13), Procuradores da Fazenda Nacional e o SINPROFAZ, representado pelo presidente, Achilles Frias, fortaleceram junto aos deputados, que já aprovaram a PEC em primeiro turno, o apoio para colocar em pauta a votação do segundo turno da Proposta.
O novo líder do PDT, Afonso Motta, ratificou a assinatura do ex-líder, André Figueiredo, que assumiu o comando do Ministério das Comunicações, em um abaixo assinado coordenado pelo SINPROFAZ pela a inclusão em pauta do segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 443/2009). Os líderes de partido Maurício Quintela Lessa (PR/AL) e Eduardo da Fonte (PP/PE) também assinaram o requerimento.
Os deputados Laudívio Carvalho (PMDB/MG), Valtenir Pereira (PROS/MT), e Ivan Valente (PSOL/SP) e Vicente Cândido (PT/SP)) reforçaram apoio à PEC.
Os líderes do PT, Sibá Machado, e do PCdoB, Jandira Feghali, apesar de não terem assinado o requerimento, a exemplo do que aconteceu no primeiro turno, foram abordados pelo presidente do SINPROFAZ para abrandar possíveis resistências.