Com o título “Outro ponto de vista em relação à atuação da AGU”, o portal Consultor Jurídico publicou ontem, 26/07, artigo do presidente do SINPROFAZ, Allan Titonelli. No texto, o Procurador da Fazenda reitera o papel estratégico da AGU na defesa do patrimônio público, dos interesses dos cidadãos e da Justiça.
Allan Titonelli também contra argumenta o artigo de autoria de José Alberto Dietrich Filho, postado no Conjur em 24/07, intitulado “União é causal da morosidade da Justiça brasileira”. Entre os pontos colocados, o presidente do SINPROFAZ ressalta que “a AGU não é a vilã da prestação jurisdicional, mas sim a salvaguarda de um Estado Democrático de Direito mais célere e eficaz, pois mesmo com essas dificuldades, obteve grandes êxitos, descritos no relatório de gestão de 2010”.
Em conclusão, após citar dados do referido relatório, Allan afirma que “não há como dotar o Estado de várias atribuições sem dar condições mínimas para o mesmo executá-las. Portanto, a judicialização, tendo a União como parte, está ligada ao tamanho do Estado que nossa Constituição traçou”.
Acesse no link abaixo a íntegra do artigo.
http://www.conjur.com.br/2011-jul-26/outro-ponto-vista-relacao-atuacao-advocacia-geral-uniao