Depois de São Paulo, formiguinhas vão seguir para Recife – SINPROFAZ

02 maio, 2011

Depois de São Paulo, formiguinhas vão seguir para Recife

Em Pernambuco, as formiguinhas irão circular até 13 de maio, mas o ponto de referência será o aeroporto. Elas também vão aproveitar o período no estado para dar uma voltinha em Olinda.

Formigueiro em São Paulo
A ação em São Paulo foi a maior realizada até o momento. As atividades se concentraram na Av. Paulista, Praça da Sé, USP e PUC. As 10 formiguinhas chamaram atenção dos paulistanos e garantiram boa visibilidade à campanha.

Durante a semana em São Paulo, a equipe de reportagem da campanha entrevistou 51 pessoas entre estudantes, professores, empresários, trabalhadores e Procuradores da Fazenda, que acompanharam as formiguinhas em alguns dos pontos visitados na cidade.

Apoios
A OAB de São Paulo apoiou a iniciativa, o que ficou registrado em depoimento do advogado e diretor da Ordem, Anis Kfouri Jr. “Essa é uma campanha importante porque desenvolve a cidadania, e ser cidadão é também saber quanto nós pagamos de imposto. O brasileiro é o povo que paga uma das mais altas cargas tributárias e sofre com a prestação de serviços que ainda tem muito a melhorar”.

E completou: “na medida em que o cidadão começa a tomar conhecimento sobre quanto paga de imposto, cobra por um serviço mais eficiente e pelos direitos que a Constituição assegura. Por isso, esta iniciativa do SINPROFAZ é muito importante e a OAB a apóia, especialmente pelo seu objetivo de conscientizar a população”.

O professor titular de Direito Tributário da Faculdade Mackenzie/SP, Eduardo Jardim, também opinou sobre a campanha, considerando a ideia de “excelência exemplar”.

A grande virtude da campanha, segundo o acadêmico, “é conscientizar a sociedade para que cobrem de candidatos e de partidos, e também façam pressão de fora para dentro, no sentido de que haja uma contrapartida a uma carga tributária que é a maior do planeta”.

Se não for precedida por uma campanha como esta, uma reforma tributária verdadeira, de fato, não se concretizará. Para Jardim, “a reforma tributária correta é aquela que simplesmente irá respeitar a Constituição, ou seja, cumpra aquilo que já está disciplinado na carta cidadã: limitar o poder tributário do estado, proclamar valores sociais e estabelecer a capacidade contributiva para que o cidadão pague conforme possa”.

Mídia e redes sociais
Assim como ocorreu durante as ações em Brasília e no Rio de Janeiro, houve citações às atividades da campanha na rádio CBN, com destaque para os comentários do jornalista Carlos Sardenberg.

O retorno de mídia impressa em São Paulo também merece destaque. O jornal Diário do Comércio publicou matéria de capa na edição de 28 de abril, reproduzindo declarações do presidente do SINPROFAZ, Anderson Bitencourt.

Neste início de semana, o site da campanha contabiliza mais de 25 mil visitas e 67 mil visualizações de páginas. No Facebook, há mais de mil fãs curtindo a página e as visualizações ultrapassaram a marca de 90 mil.

O Twitter tem 527 seguidores e registra visualização aproximada à computada para o site. No youtube, já houve quase 5 mil exibições de vídeos.