REFORMA ADMINISTRATIVA: SINPROFAZ E FONACATE ATUAM CONTRA RETROCESSOS – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

10 jun, 2025

REFORMA ADMINISTRATIVA: SINPROFAZ E FONACATE ATUAM CONTRA RETROCESSOS


Na tarde desta terça-feira (10), a presidente Iolanda Guindani representou o SINPROFAZ na assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. A reunião virtual possibilitou que as entidades filiadas debatessem temas de interesse comum, a exemplo dos riscos representados pela reforma administrativa e do impulso necessário à PEC 6/2024. Informado sobre a proximidade do final do mandato sindical, o presidente do Fórum, Rudinei Marques, fez elogios ao trabalho de Iolanda Guindani, que, segundo ele, “foi muito atuante e combativa à frente do SINPROFAZ”.

Sobre a possibilidade da reforma administrativa, os presentes discutiram as principais ameaças relacionadas a temas como “supersalários”, terceirização e modelos de contratação. Tendo em conta o grupo de trabalho que, na Câmara dos Deputados, se debruça sobre os assuntos, dirigentes sindicais e associativos avaliaram o grau de proximidade com os parlamentares integrantes do GT e traçaram estratégias para articulação. Definiu-se, então, que a atuação das entidades integrantes do Fonacate ocorrerá de forma conjunta, a fim de impedir retrocessos para as carreiras e a população.

O trabalho do Fórum em prol da PEC 6/2024, conhecida como “PEC Social”, também pautou os debates da assembleia geral. A proposta de emenda em questão atualiza os fundamentos da PEC 555/2006 e propõe a gradativa redução da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e pensionistas. A luta do SINPROFAZ é para obter o apensamento da PEC 6 à PEC 555, que já se encontra pronta para votação. Graças à atuação parlamentar do Sindicato e das demais entidades do Fonacate, o apensamento já conquistou quase 300 apoiadores na Câmara dos Deputados.



VOLTAR