EM REUNIÃO DO FONACATE, SINPROFAZ E ENTIDADES DEBATEM TEMAS DE INTERESSE GERAL – SINPROFAZ

14 set, 2023

EM REUNIÃO DO FONACATE, SINPROFAZ E ENTIDADES DEBATEM TEMAS DE INTERESSE GERAL

O SINPROFAZ, representado pela presidente Iolanda Guindani, compareceu na terça-feira (12) à assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. O encontro em Brasília/DF contou com a participação de várias entidades sindicais, que debateram temas comuns, como a campanha salarial para 2024, a interlocução do Fórum junto ao Executivo e ao Legislativo e o conjunto de mudanças propostas para os concursos federais.

A atuação conjunta, nos bastidores do Congresso Nacional, contra a PEC 32/2020 foi discutida na oportunidade. Visando ao debate de alternativas à referida proposta de emenda constitucional, o Fonacate reiterou o convite às entidades para participação no próximo seminário da série “Nova agenda para a Reforma Administrativa”. O evento, a ser realizado no dia 19 de setembro, promoverá exposições sobre o tema “Desenvolvimento e desempenho de pessoas”.

Por fim, os presentes discutiram a realização de uma nova rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Segundo o Fonacate, a reunião deverá ser pautada por assuntos de interesse geral, a exemplo da negociação coletiva, da liberação para mandato classista e do custeio das entidades de classe. Ambos os temas já foram objeto de estudo do Fórum, cujos pontos de vista foram apresentados ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.