DIRETORIA DO SINPROFAZ TOMA POSSE EM SOLENIDADE NO CONSELHO FEDERAL DA OAB – SINPROFAZ

10 jul, 2023

DIRETORIA DO SINPROFAZ TOMA POSSE EM SOLENIDADE NO CONSELHO FEDERAL DA OAB

A sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília/DF, recebeu, na quinta-feira (6), a solenidade de posse da Diretoria 2023-2025 do SINPROFAZ. Na ocasião, compuseram a mesa de honra a presidente eleita, Iolanda Guindani; o ex-presidente e atual diretor, Achilles Frias; o advogado-geral da União, Jorge Messias; a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Ruas; o secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral, José Levi Mello; o assessor-chefe da Assessoria Consultiva do Tribunal Superior Eleitoral, Fabrício Da Soller; e a presidente da Comissão Nacional de Advocacia Pública do CFOAB, Maria Dionne de Araújo.

Em discurso de posse, Iolanda Guindani ressaltou o desejo dos PFNs de – seja na gestão da dívida ativa da União, na consultoria ou na representação judicial e extrajudicial – colocar, a serviço do Brasil e dos brasileiros, os especializados conhecimentos que credenciaram os Membros da Carreira a integrar a Procuradoria da Fazenda Nacional. “A PGFN encaminha-se definitivamente para novos tempos de qualidade e êxito e, nesse percurso, poderá contar com o auxílio do SINPROFAZ. Assim, as servidoras e os servidores do quadro técnico serão muito bem-vindos à Instituição, assim como os futuros Colegas aprovados no concurso público em andamento”, ressaltou a presidente.

A cerimônia foi oportunidade para que Achilles Frias proferisse o discurso de despedida da presidência do Sindicato. Aos presentes, o líder sindical ressaltou a necessidade de “depois de alguns mandatos à frente do SINPROFAZ, me afastar e trilhar novos caminhos. Hoje, aqui estou sobretudo para agradecer a todos os diretores e parceiros pela construção coletiva que se deu ao longo dessas gestões. À nossa nova presidente, querida amiga Iolanda Guindani, desejo todo o sucesso. Vida longa ao SINPROFAZ”! Na ocasião da solenidade, Achilles Frias foi presenteado pela Diretoria com uma placa em agradecimento pela dedicação e pelos inestimáveis serviços prestados à Carreira.

Mesa de honra
A solenidade de posse foi prestigiada por filiadas, filiados e autoridades da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Ao discursar para o público do evento, o associado Jorge Messias cumprimentou os ex-presidentes do Sindicato e desejou à nova Diretoria uma gestão de muitas vitórias. “Presidente Iolanda Guindani, a senhora tem hoje a oportunidade de presidir o Sindicato de uma Carreira extremamente qualificada, unida, que trabalha dia e noite em prol do país. Tenho certeza de que, sob sua liderança, o SINPROFAZ seguirá contribuindo para a construção de um Brasil mais justo”, afirmou o advogado-geral da União.

Anelize Ruas também fez um cumprimento especial à nova Diretoria. Segundo a chefe da PGFN, “para além das dificuldades que enfrentamos como procuradoras, enfrentamos também a desigualdade de gênero e o desafio de estarmos inseridas em uma sociedade ainda machista e patriarcal. Por isso a felicidade de participar da posse dessa nova Diretoria, que tem à frente uma mulher e é composta por várias Colegas muito aguerridas”. No mesmo sentido, Fabrício Da Soller ressaltou a importância de celebrar a renovação: “Cumprimento a Diretoria da última gestão e, na pessoa da presidente Iolanda Guindani, desejo aos novos diretores um período muito auspicioso à frente do Sindicato”!

Ao fazer uso da palavra, José Levi Mello felicitou os ex-presidentes do SINPROFAZ, que contribuíram de forma decisiva para tantas vitórias sindicais, e desejou êxito à nova gestora: “Conheço Iolanda Guindani desde antes de sermos PFNs e posso afirmar que ela foi sempre essa Colega do melhor trato. À nossa nova presidente, faço votos de muito sucesso”. Maria Dionne de Araújo deu destaque ao trabalho desempenhado há mais de trinta anos pelo SINPROFAZ. Na ocasião de sua fala, a representante do Conselho Federal da OAB agradeceu o Sindicato “pela preocupação com as prerrogativas da Carreira e, sobretudo, pela defesa do efetivo exercício do papel dos PFNs no país”.