No STF, participaram da solenidade o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representando a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A presidente Dilma Rousseff não compareceu à sessão no STF porque também na manhã de hoje ocorreu a cerimônia de posse dos novos Ministros de Estado da Casa Civil, da Educação, da Saúde e da Secretaria de Comunicação Social. O ato aconteceu no Palácio do Planalto.
Na sessão solene do Congresso Nacional, como ocorre a cada abertura de Ano Legislativo, será lida a mensagem presidencial. Não há confirmação na agenda da Presidente Dilma sobre seu comparecimento ao evento, que terá início às 16h, no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.
Após a solenidade, os líderes da base do governo vão realizar a primeira reunião de trabalho para alinhar a pauta discutida na semana passada junto ao Executivo. Para terça-feira (4) já está marcada uma reunião do Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados para definição da agenda prioritária desta curtíssima sessão legislativa.
Comissões temáticas
Na Câmara, não há reuniões marcadas nas comissões temáticas esta semana até porque ainda será necessário renovar a composição desses colegiados, com respectiva eleição de seus presidentes e vices. Esse procedimento deverá ocorrer até o final de fevereiro.
No Senado, onde a composição das comissões é renovada a cada dois anos, há poucas atividades programadas nesta primeira semana de trabalho.