AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA DISCUTE CAMPANHA PELO LIMITE DOS JUROS NO BRASIL – SINPROFAZ

06 set, 2022

AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA DISCUTE CAMPANHA PELO LIMITE DOS JUROS NO BRASIL

O SINPROFAZ, representado pelo diretor Guilherme Rossini Martins, participou de reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD). O encontro virtual, que contou com a presença de dezenas de entidades sindicais, foi conduzido pela coordenadora da ACD, Maria Lucia Fattorelli. De imediato, o Sindicato manifesta apoio ao curso “A dívida dos Estados e a necessidade de auditoria”. As inscrições para a 13ª turma do curso oferecido pela ACD estão abertas até o dia 16 de setembro. Mais informações podem ser obtidas em www.auditoriacidada.org.br/cursos.

A reunião do Conselho Político foi iniciada com uma análise da conjuntura do Brasil no contexto eleitoral. Os recordes de lucros dos bancos e do agronegócio, em contraposição ao agravamento da crise econômica – que se evidencia no retorno do país ao Mapa da Fome, no aumento do desemprego e no retrocesso social e ambiental -, pautaram os primeiros debates. Segundo Fatorelli, esse cenário é resultado de uma gestão financeira irresponsável, cujos reflexos estão na explosão da dívida e dos gastos com juros, nas contrarreformas, nas privatizações insanas e nos cortes de investimentos.

A campanha da Auditoria Cidadã pelo limite dos juros no Brasil também foi discutida durante a reunião. A proposta legislativa apresentada pela ACD foi transformada em projeto de lei complementar: o PLP 104/2022, que veda, em quaisquer contratos ou operações financeiras, taxas de juros superiores ao dobro da Selic, respeitado o limite de 12% ao ano. O projeto se encontra na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, que iniciou uma enquete sobre o PLP. Para declarar apoio, acesse: bit.ly/3RhxojX. Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis em www.auditoriacidada.org.br/limite-dos-juros.