SINPROFAZ presente em ato da OAB Federal em prol da reforma política – SINPROFAZ

25 jun, 2013

SINPROFAZ presente em ato da OAB Federal em prol da reforma política

Evento ocorreu nesta segunda (24) em Brasília. Na ocasião foi distribuído material do SINPROFAZ que demonstra os equívocos do PLP 205/12.

No ato público, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, formalizou o lançamento da Campanha por eleições limpas no Brasil e deu início à coleta de assinaturas em adesão ao anteprojeto de lei de iniciativa popular para a reforma política do Brasil.

O anteprojeto de lei de reforma política democrática e popular, elaborado há cerca de cinco meses após várias reuniões e audiências públicas envolvendo uma série de movimentos sociais, tem três temas principais: a defesa do financiamento democrático das campanhas, para que os candidatos ingressem ou permaneçam na política sem que tenham que se submeter a financiamentos espúrios por parte de empresas; do voto transparente e da liberdade de expressão na Internet.

Para o presidente do SINPROFAZ, Allan Titonelli, a iniciativa da OAB é muito oportuna no sentido de envolver a sociedade nesta discussão. “Precisamos de uma reforma política que combata a influência econômica nas eleições. Da mesma forma, é necessário que o Poder Executivo respeite a Constituição, preservando a Advocacia Pública como Advocacia de Estado, tutora da legalidade e constitucionalidade dos atos administrativos”, argumenta Titonelli.

E completa: “por essa razão é essencial que o PLP 205/12 seja alterado, preservando a exclusividade das atribuições aos membros da AGU, assim como garantindo a independência técnica do Advogado Público. Não há como preservar o Estado Democrático de Direito sem obediência ao papel que o Constituinte reservou à Advocacia Pública Federal, de Função Essencial à Justiça, o que o PLP 205/12 pretende destruir”.

O Sindicato, portanto, não poderia prescindir de marcar presença neste importante ato aproveitando a ocasião para inserir o projeto de lei orgânica da AGU nas mediações acerca da reforma política.