Presidente do Sindicato compareceu ao lançamento do Anuário da Justiça. Editada pelo Conjur, a publicação faz uma radiografia do Judiciário brasileiro.
O evento de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (17/4) na sede do TSE em Brasília com a presença da cúpula do Judiciário brasileiro, membros de outros poderes, representantes da advocacia e de entidades de classe.
A publicação deste ano destaca a “explosão de direitos”, que é possível retratar aos 25 anos da Constituição Federal. O Anuário mostra o salto na quantidade de processos durante o período.
De acordo com os dados da publicação, em 1988, 350 mil novas ações deram entrada no Judiciário e, em 2012, o número de novos casos subiu para 26 milhões. O desafio atual do Judiciário é buscar, dentro e fora dos tribunais, solução para essa crescente demanda.
O Anuário faz, ainda, uma análise do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e mostra como o caso influenciou a jurisprudência em matéria de Direito Penal.
Na publicação também é possível consultar o perfil de todos os ministros dos Tribunais Superiores e do Supremo, a resenha das principais decisões tomadas pela cúpula do Judiciário, selecionadas entre aquelas de maior relevância na vida do país.
Exemplares do Anuário podem ser adquiridos acessando o site www.conjur.com.br