Na Real será apresentado na Expo Money Curitiba – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

12 abr, 2013

Na Real será apresentado na Expo Money Curitiba


Aplicativo criado pelo SINPROFAZ será apresentado durante maior evento de educação financeira da América Latina.

A campanha nacional “Quanto custa o Brasil pra você?” e o aplicativo “Na Real” estão na programação da Expo Money Curitiba que acontece neste fim de semana, 12 e 13 de abril. Vão ser apresentados ao público do evento em palestra do presidente do SINPROFAZ, Allan Titonelli Nunes, nesta sexta-feira.

A Expo Money é o maior evento de educação financeira da América Latina. É aberto ao público em geral e trata de temas como consumo consciente, finanças pessoais, investimentos, empreendedorismo e carreira.

O objetivo da campanha e do aplicativo do SINPROFAZ é chamar a atenção dos brasileiros para a alta carga tributária que incide sobre os itens de consumo. “O Na Real foi criado para reforçar a distinção entre o preço final de um produto e a carga tributária nele embutida. Ao utilizar a ferramenta, o cidadão percebe mais facilmente o quanto é injusto esse modelo de tributação”, destaca o presidente do Sindicato.

Na palestra Titonelli vai ressaltar que somente com a mobilização da sociedade civil organizada será possível sensibilizar os parlamentares e agentes públicos da necessidade da simplificação do sistema tributário brasileiro. “A construção de um país mais igualitário passa pela reforma tributária. Num modelo ideal, cada um deveria contribuir na medida de suas possibilidades”.

Repercussão do tema

A incidência da carga tributária nos produtos e serviços é um assunto em evidência na mídia. Em matéria veiculada esta semana no Jornal Nacional (TV Globo), foram revelados dados de pesquisa do Ibope demonstrando que 90% dos brasileiros querem saber quanto pagam de impostos na hora de uma compra ou contratação de algum serviço.

“Esse assunto vai pautar a classe política para fazer reforma tributária, para acompanhar melhor os gastos e, de uma maneira geral, as pessoas se tornarem mais cidadãs”, disse Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo, que encomendou a pesquisa ao Ibope.



VOLTAR