SINPROFAZ e outras entidades debatem desafios da Advocacia Pública – SINPROFAZ

11 mar, 2013

SINPROFAZ e outras entidades debatem desafios da Advocacia Pública

SINPROFAZ e outras entidades debatem desafios da Advocacia PúblicaNa audiência na Câmara para comemorar o Dia Nacional da Advocacia Pública, em 7 de março, dirigentes refletiram sobre a necessidade de fortalecer independência das carreiras.

Deputados, lideranças sindicais e associativas e membros das carreiras da Advocacia Pública em suas três esferas – federal, municipal e federal – se reuniram para discutir as conquistas já alcançadas e os desafios que precisam ser superados.

Para o presidente do SINPROFAZ, Allan Titonelli, a criação da data, no ano passado, abriu caminho para esse debate. Ele lembrou que as prerrogativas têm que ser reforçadas para preservar o Estado democrático de direito.

SINPROFAZ e outras entidades debatem desafios da Advocacia Pública“A Advocacia Pública exerce papel de curador da legalidade, da constitucionalidade dos atos administrativos, mas em defesa do Estado democrático de direito, em defesa dos cidadãos, e isto ficou muito claro na Constituição quando o constituinte incluiu a Advocacia Pública entre as funções essenciais à Justiça”, disse.

Titonelli lembrou da necessidade de lutar pela percepção dos honorários, pela exclusividade de atuação de concursados e pela independência técnica dos profissionais. Os dois últimos pontos estão sendo afrontados no PLP 205/2012, que reformula a Lei Orgânica da Advocacia Pública Federal. “É preciso que a Câmara discuta à exaustão o projeto com vistas a modificá-lo e aperfeiçoá-lo”, observou.

Coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, o deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) falou sobre a importância da participação dos Advogados Públicos nas discussões em andamento na Câmara dos Deputados.

“Esta é a casa que se estabelecem todas as mudanças legislativas, não tendo melhor lugar para se consolidar importantes fóruns de debate sobre a Advocacia Pública. É fundamental que os Advogados Públicos Federais acompanhem e participem de audiências e discussões para mostrarmos efetiva união e deixarmos claro que estamos defendendo o interesse de muitas pessoas”, disse Trad.

O parlamentar também concordou com a tese de que a Advocacia Pública está, normativamente, em um patamar inferior em relação às demais funções essenciais à Justiça. “O que vemos hoje é que no plano institucional as entidades que compõem a Advocacia Pública não possuem autonomia e espaço de debate. No plano remuneratório a Advocacia Pública ainda não conseguiu equiparação salarial. O que temos é a defasagem e evasão dos quadros da AGU e apenas com luta a vitória chegará”, concluiu.

César Conalgo (PSDB-ES), que também participou da audiência, defendeu a importância da Advocacia Pública. “Na fluidez da gestão, é peça fundamental. Deve-se valorizar essa carreira, dar instrumentos importantes para potencializar sua atuação”, ressaltou. O deputado federal Sérgio Barradas (PT-BA), que atualmente não está em exercício, também participou do evento.