No último dia 19 de dezembro, foi fundada a Sociedade Brasileira de Direito Tributário – SBDT, sob a presidência do ex-PFN e professor Ricardo Lodi Ribeiro e a presidência de honra do professor Ricardo Lobo Torres.
O objetivo da SBDT é o estudo do Direito Tributário sob uma perspectiva aberta aos valores e princípios e voltada para a discussão dos problemas fiscais dos vários segmentos da sociedade brasileira.
Na diretoria da entidade sem fins lucrativos há três PFNs: Ronaldo Campos e Silva, Marcus Vinícius Cardoso Barbosa e Julio Cesar Santiago. Além deles, outros colegas PFNs já estão postulando inscrição na sociedade.
A SBDT se propõe ainda a realizar eventos, congressos, grupos de estudo e publicações na área, inclusive uma revista periódica de artigos científicos.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cadastro@sbdt.net, ou pelo site http://www.sbdt.net/. De acordo com o Estatuto da SBDT, aqueles que se associarem nos primeiros 180 dias de fundação são considerados sócios fundadores. Este prazo se encerrará em 19 de junho.