Quem nasceu cara-pintada não foge à luta – SINPROFAZ

24 jan, 2013

Quem nasceu cara-pintada não foge à luta

Quando o SINPROFAZ nasceu, no dia 11 de janeiro de 1990, o Brasil se preparava para assistir à posse do primeiro presidente eleito diretamente pelo povo, após 26 anos de dolorosa ansiedade. Mesmo vivendo num ambiente de hiperinflação, havia no ar um sentimento de otimismo e esperança, pois os bons ventos da Constituinte de 88 se mantinham firmes e inspiravam a real possibilidade de o País retomar seu rumo como nação democrática e progressista.

No entanto, um malfadado ippon econômico logo transformaria o clima festivo de vitória democrática em surreal anticlímax político, afetando a vida de todos os brasileiros. Tempos difíceis se seguiram à fundação do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional. Mas, assim como o País superou os percalços da aventura econômica heterodoxa, somado às denúncias de corrupção, com o povo pintando a cara e saindo às ruas, culminando com o impeachment do presidente Collor, o SINPROFAZ também soube assumir as rédeas de seu destino, tornando-se importante referência entre as entidades que representam as carreiras da Advocacia Pública.

Nesse breve panorama histórico, há que se destacar a fundamental atuação do SINPROFAZ nas greves, nos movimentos pela Reforma da Advocacia Pública, pela isonomia entre as funções essenciais à Justiça, pela reposição das perdas remuneratórias e sobretudo agora, em sua firme postura contra o lesivo projeto de Lei Orgânica da AGU, que privilegia a advocacia de governo em detrimento da advocacia de Estado.

A Campanha Nacional da Justiça Fiscal, criada em 2009 e reconhecida em todo o Brasil pelo mote Quanto Custa o Brasil pra Você?, tornou-se outra bandeira que expressa a preocupação dos PFNs em promover a educação fiscal, o combate à sonegação e a conscientização tributária para todos os cidadãos. As ações desse movimento de responsabilidade social tem difundido a carreira institucionalmente, para muito além das questões corporativas.

Proativo e responsável, o trabalho do SINPROFAZ tem sido reconhecido nos poderes da República, especialmente no Congresso Nacional, palco de grandes batalhas da Carreira de PFN. Vale ressaltar que em 2013 as ações do Sindicato junto ao poder legislativo federal continuarão ainda mais intensas, pois tramitam em caráter decisivo as PECs 443 e 452, os projetos que tratam do direito aos honorários, o PLP n 205, entre outros projetos de lei.

Nesse registro de aniversário, é justo e pertinente que se reverencie a história de luta do SINPROFAZ. Mas, acima de tudo, importa à diretoria do sindicato expressar seu agradecimento àqueles que efetivamente colaboram para o fortalecimento da entidade: seus mais de 1800 filiados, Procuradores da Fazenda Nacional ativos e aposentados.

Obrigado, PFNs.