Procuradores da Fazenda Nacional (PFNs), o SINPROFAZ, representado pelo diretor jurídico, Roberto Rodrigues, e o presidente, Achilles Frias, além das demais carreiras da Advocacia- Geral da União (AGU) se mobilizaram, durante a tarde desta terça-feira (01), no Corredor de Líderes da Câmara dos Deputados.
Manifestaram apoio à causa da advocacia pública líderes de diversos partidos como o deputado Fernando Coelho Filho (PSB/PE), Sibá Machado (PT/AC), André Figueiredo (PDT/CE) e Sarney Filho (PV/MA). Também demonstraram apoio à proposta os deputados Miro Teixeira (PROS/RJ), Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA), Celso Maldaner (PMDB/SC) e o deputado e presidente nacional do PV, José Luis Penna.
A Carreira dos Procuradores da Fazenda Nacional abriram o mês de setembro dando continuidade ao trabalho de fortalecimento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 443/2009), que está em tramitação no Congresso Nacional. Os membros da AGU se mobilizam para que a PEC possa ser pautada para votação em 2º turno, o quanto antes.
A PEC que foi votada em 1º turno, no Plenário da Câmara dos Deputados no dia 11/08, vincula o salário das carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU), de delegado da Polícia Federal e Civil, dos estados e do DF, e dos procuradores municipais a 90,25% dos ministros do STF.